Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.

Ómega 3: essencial para a saúde e previne doenças

12 Fevereiro, 2020

Temos a ideia de que todas as gorduras são prejudiciais à saúde. Contudo, algumas para além de não serem prejudiciais, são imprescindíveis. É o caso do Ómega 3.

Ómega 3: essencial para a saúde e previne doenças

As gorduras são imprescindíveis para a nossa saúde em quantidades equilibradas e ingeridas simultaneamente com os outros alimentos. O seu papel principal é fornecer-nos energia, mas também são indispensáveis na criação de novas membranas celulares, de hormonas e de certas partes do sistema nervoso. A par disto, também transportam e absorvem as vitaminas A, C, E e K.

Uma das primeiras associações entre os Ómega 3 e os benefícios que podiam significar na nossa saúde, foi feita pela comunidade científica, ao estudar os Esquimós da Gronelândia, que se alimentavam de carne de baleia, foca e salmão. Estes povos apresentavam índices notoriamente mais baixos de doenças cardiovasculares e artrite reumatoide, quando comparados com os vizinhos Europeus.

Os Ómega 3 são encontrados em abundância na gordura de certos tipos de peixe, que os produzem ao ingerir o plâncton que existe na água. As duas formas mais importantes de Ómega 3 é o ácido eicosapentanóico e o ácido docosa-hexanóico, e ambos se encontram em abundância em peixes de água fria (como a sardinha e o salmão). Existe ainda outro tipo de ómega 3, o ácido-linolénico, e está presente em determinados óleos de origem vegetal, como o de linhaça, por exemplo.

As propriedades medicinais do Ómega 3 são ímpares, ajudam a promover a saúde do coração, a controlar os níveis de colesterol e de triglicéridos, permitindo a estabilização do ritmo cardíaco (prevenindo arritmias), ajudando igualmente a reduzir a hipertensão.

Os Ómega 3 ajudam a fluidificar o sangue, impedindo a que as plaquetas se agreguem e formem coágulos, sendo particularmente útil a pessoas que não possam tomar medicamentos anti-agregantes plaquetários.

De acordo com estudos mais recentes, o Ómega 3 também é eficiente em casos de artrite reumatóide, lúpus, psoríase, doença de Raynaud, doença de Crohn, entre outras. Depressões e outras condições relacionadas com problemas mentais também pode ser minimizados com a toma de Ómega 3.

Ómega Gold para a saúde do seu coração

Para ajudar a preservar a sua saúde cardíaca e os níveis de colesterol, Viva Melhor recomenda-lhe a toma diária de Ómega Gold, um suplemento alimentar com 20 comprimidos mastigáveis rico em Ómega 3. Este suplemento vai ajudá-lo a regular a pressão arterial e a diminuir o colesterol.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta