Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

10 dicas para coração e cérebro saudáveis

13 Novembro, 2019

Ao cuidar do cérebro está a cuidar do coração. Proteger estes dois órgãos é essencial à vida e Viva Melhor sugere-lhe Ómega Gold, o amigo das funções vitais.

O cérebro e o coração são fundamentais à nossa vida e o bom funcionamento de um exige o bom funcionamento do outro. O cérebro controla as principais funções da nossa mente (raciocínio, memória, atenção…) e do nosso corpo (respiração, sono, fome, sede…). Já o coração, além de ser o músculo mais importante que temos, é o responsável por bombear todo o sangue.

Cuidar de ambos é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Ao cuidar do cérebro vai evitar problemas graves como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e epilepsia. Se proteger o coração vai evitar arritmias, ataques e insuficiências cardíacas. E não esquecer: ao cuidar de um, está a cuidar do outro!

Viva Melhor dá-lhe as melhores dicas:

Corte nas gorduras

Além de causar problemas no cérebro, a acumulação de gordura contribui para o processo de endurecimento das artérias e obstrução dos vasos sanguíneos. Evite sobretudo as gorduras processadas e faça uma alimentação saudável, rica em fibra, vegetais, fruta e proteínas magras. Beba água.

Evite o sal

O sal faz muito mal à saúde. O uso em excesso aumenta a pressão arterial, o que causa hipertensão: responsável por enfartes e acidentes vasculares cerebrais e problemas de insuficiência cardíaca, como o cansaço e a falta de ar. Evite sobretudo o consumo de alimentos e carnes processadas (presunto, chouriço, mortadela…).

Fuja do açúcar

O açúcar, além de ter calorias vazias, não compreende vitaminas nem minerais. O consumo excessivo é prejudicial à saúde: o açúcar favorece a acumulação de substâncias perigosas no nosso organismo o que, além de afetar o sistema imunitário, ainda contribui para o aparecimento de tumores. Opte pelo consumo de mel ou açúcar mascavado, que compreendem vitaminas e minerais sendo, por isso, menos perigosos para a saúde.

Reduza no álcool

O álcool afeta o bom funcionamento do coração e interfere nas reações químicas do cérebro. Além de matar neurónios, afeta a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos entre eles. O consumo de bebidas alcoólicas em excesso causa problemas cardiovasculares como enfarte ou trombose e contribui para o aparecimento de cancro.

Não fume

O tabagismo diminui a qualidade e o tempo de vida. Além de interferir no processo de oxigenação cerebral, o fumo do tabaco endurece as paredes das artérias. O fumo do tabaco liberta substâncias que interferem no nosso organismo e podem provocar a formação de células cancerígenas. Largar este vício é a medida mais eficaz para prevenir os riscos de enfarte do miocárdio, angina de peito, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral.

Faça exercício

Atividades físicas são extremamente benéficas e contribuem para a prevenção de doenças no cérebro e no coração. Vão ajudá-lo a reduzir a tensão arterial e o colesterol e vão contribuir para a melhor absorção e utilização do oxigénio. 

Evite o stress

O stress influencia o nosso bem-estar porque provoca danos ao nosso sistema nervoso. O risco de problemas graves, como derrames cerebrais e ataques cardíacos, aumenta consideravelmente quando é gerido pelo stress. Se tem dificuldade em controlar, procure atividades que promovam a paz de espírito, como ioga ou pilates.

Durma mais e melhor

Se não dormir bem ou se dormir pouco, o processo de morte das células cerebrais será mais rápido. É preciso dormir entre seis a oito horas, todos os dias, para que o nosso cérebro descanse o suficiente. O tempo de sono é necessário para que as células se renovem e a energia se reponha de forma adequada.

Exercite a mente

Promover atividades como jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, sudoku, ler e escrever, por exemplo, vai estimular a sua mente e desenvolver a sua capacidade cerebral, reduzindo as probabilidades de desenvolver doenças degenerativas, como o alzheimer.

Fuja da rotina

Saia de casa. Atividades de lazer vão trazer benefícios para a sua saúde física e mental. Além de relaxar, vai divertir-se e esquecer o trabalho, o que contribui para o bem estar do coração e do cérebro. O descanso e a diversão também são necessidades. Opte por uma caminhada por dia, vá viajar e tirar fotografias. Leve a família ao cinema, vá jantar fora com amigos, faça piqueniques ou mesmo pesca.

Omega Gold, o amigo das funções vitais

Com ácidos Omega 3, 6 e 9, Omega Gold é ideal para manter a normalidade das funções do cérebro e do coração. Este suplemento vai ajudá-lo a regular a pressão arterial e a diminuir o colesterol.

O coração e o cérebro são fundamentais à sua vida. Proteja-os. Experimente Omega Gold!

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta