Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
808 202 026

Chegou o Natal. Saiba como se alimentar de forma saudável

16 Dezembro, 2020

O Natal está a chegar e sabemos que esta é uma época propícia a que se caia em tentações e se cometam excessos. O livro ‘Guia para aprender a comer melhor’ vai ser o seu maior aliado nestas festividades.

O Natal está a chegar e ninguém disse que tem de deixar de comer, por completo, tudo aquilo que mais deseja. Sejamos sinceros: existem comidas que passamos o ano todo a desejar e que só neste mês fazem sentido comer.

Manter uma alimentação saudável e equilibrada não tem que necessariamente implicar grandes restrições e privações – especialmente neste mês tão mágico.

Há que existir um equilíbrio constante nas suas refeições, fazendo com que a rotina de comer bem seja não só prazerosa como também fácil de ser mantida.

Sabemos que um dos grandes problemas da sociedade atual é o seu estilo de vida atarefado e stressante, que inclui uma alimentação descontrolada e apressada e a falta de atividade física com consequência direta na nossa sedentariedade.

Passar a comer melhor é fundamental ao nosso bem-estar e saúde, sendo que todos devemos adotar um estilo de vida que nos permita viver não só mais como melhor.

Numa altura em que as doenças não transmissíveis como problemas cardiovasculares, cancro, doenças crónicas do pulmão e diabetes assumem o topo de liderança de doenças mais mortais em todo o mundo – e que podem ser evitadas ou fintadas através de um melhor estilo de vida – temos de pensar neste assunto de forma mais consciente.

Quer esteja a adotar um estilo de vida saudável mais recentemente ou de forma já mais prolongada, existem várias dicas e conselhos que são essenciais para que continue a pensar em si numa época que sabemos ser de excessos.

De entre os vários livros da Viva Melhor que são especialmente pensados em si e na sua saúde, o ‘Guia para aprender a comer melhor’ pode ser o seu melhor amigo não apenas em nesta época como também durante todo o ano.

Recorde-se que uma alimentação equilibrada e completa, para ser parte do seu estilo de vida e mantida a longo prazo, tem de ser sinónimo de prazer e não de privação. Essa é a verdadeira chave para o sucesso.

O que deve mesmo evitar este Natal

Um dos grandes erros que as pessoas têm tendência a cometer na hora da refeição é comer mais do que aquilo que necessitam. A maioria de nós subestima a importância da quantidade, razão pela qual comemos muito mais do que pensamos. Desta forma, tome atenção aos seguintes pontos:

  • Aprenda a visualizar o tamanho de uma porção. Meça as suas porções até conseguir identificar a quantidade de comida que é adequada para si.
  • Conheça as porções diárias que deve comer dos diferentes grupos de alimentos e procure limitar-se a elas.
  • Em caso de excesso de peso ou obesidade, reduza o tamanho das porções para diminuir a ingestão calórica.
  • Caso tenha um estilo de vida sedentário, esteja na terceira idade ou no período de menopausa, consuma uma menor quantidade de alimentos, pois o metabolismo fica mais lento nestas alturas.
  • Dê às crianças porções mais pequenas e alimentos ricos em nutrientes para que possam crescer de forma saudável.

Estas são apenas algumas dicas que pode encontrar no livro ‘Viva Melhor, Guia para aprender a comer melhor’, sendo que as pode aplicar tanto nestas épocas festivas como também durante toda a sua vida.

O fundamental não é deixar de comer mas sim ter em atenção a quantidade que ingere.  Evite comer de forma descontrolada e excessiva neste Natal!

Solução: cozinhar de forma saudável

Existem alguns métodos de cozinhar que podem ajudar a tornar esta ceia mais saudável, mas igualmente saborosa. Basta apostar em novas receitas e métodos de cozinhar que não são tão gordurosos e podem até acabar por ser mais práticos.

Veja algumas recomendações da Viva Melhor:

  • Saltear – utilizando pouco azeite
  • Assar na grelha – este calor direto, que não necessita de adição de gorduras, é ótimo para qualquer altura.
  • Assar – coloque uma frigideira de ferro fundido no fogão com o lume alto para selar rapidamente a parte exterior dos alimentos.
  • Assar na prancha – coloque só um fio de azeite, de forma a evitar que os alimentos se peguem à prancha.
  • Assar no forno – Neste método, dependendo da comida em questão, pode evitar completamente o uso de gorduras ou então regar um pouco a comida para evitar que fique ressequida.
  • Cozer no fogo baixo – pode também optar por cozer em lume brando os seus alimentos. Precisa apenas de água ou caldo para cozer o alimento e deixe-o no fogo.
  • Cozer a vapor – Vegetais, arroz e outros grãos são ideais para serem cozinhados neste método, sem qualquer necessidade de adição de gorduras.
  • Escalfar – Ou seja, colocar os alimentos submersos na água em fogo baixo.
  • Empapelar – envolver os alimentos em papel de alumínio (temperando-os), antes de colocar no forno. Os sabores e nutrientes ficarão todos conservados!

Recorde-se que pode aproveitar todas estas sugestões para os restantes dias do ano e não apenas para a ceia natalícia.

Três dicas para a hora da refeição

A época é festiva, mas os nossos conselhos são para sempre. Espreite três sugestões fundamentais para aprender a comer melhor e manter a sua vida saudável e cheia de vigor!

  • Transforme a refeição numa hora especial – esta dica é especialmente importante nesta época, mas deve estar sempre na sua mente. A sua refeição não deve ser feita à pressa (pelo menos 30 minutos), sendo que também deve tirar uns minutos para relaxar após a refeição. Concentre-se na comida e não na televisão ou no telemóvel.
  • Distinga fome de apetite – por fome, entende-se que é a sensação extremamente forte quando o estômago está vazio e os níveis de glucose no sangue estão baixos e por apetite entendemos que é um desejo ou expetativa de comer algo.
  • Faça um plano de manutenção corporal – Trace um plano com as suas metas e objetivos. Marque uma data de início para o processo; crie metas que sejam pequenas e fazíveis; faça um plano semanal com as suas refeições estipuladas; faça exercício físico sem desculpas; tenha pensadas algumas recompensas satisfatórias para quando cumpre alguma meta importa (ajuda a ganhar ânimo e foco) e mude a sua mentalidade, de forma a transformar este estilo de vida algo permanente e não transitório.

Viva Melhor, Guia para aprender a comer melhor

O ‘Guia Para Aprender a Comer Melhor’ é um livro que lhe mostra como ter e manter uma alimentação equilibrada e completa, sem que para isso necessite de passar grandes privações. Assim, aprende a evitar um ‘dia do lixo’ e fará com que a sua rotina de alimentação seja um hábito prazeroso para sempre, todos os dias.

Nesta época festiva em que todos sabemos que cometemos alguns excessos, o Viva Melhor aconselha vivamente a leitura deste seu guia, que ajudará a comer o que deseja nas festividades e, mesmo assim, manter-se saudável e com o peso controlado.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta