
Tratamentos naturais para diminuir a dor nas articulações
A debilitação do corpo com o avançar da idade leva a um natural desgaste nas articulações que pode originar osteoartrose, artrite, artrose, arteriosclerose ou artritismo.
A dor nas articulações também pode ser resultado de uma fratura na articulação tibiotársica, lesão ligamentosa, luxação ou entorse. Como nem sempre é fácil saber a que é que corresponde a dor nas articulações, convém consultar sempre o médico para escolher o tratamento adequado à sua situação.
A dor nas articulações pode afetar várias zonas diferentes do corpo, incluindo joelhos, ancas e ombros, bem como dedos e pulsos.
Causas da dor nas articulações
Para além de um desgaste natural das articulações com o avançar da idade, as causas comuns da dor nas articulações podem ser osteoartrite, entorse ou lesão.
- Idade
- Queda
- Trauma
- Acidente
- Articulações
anteriormente afetadas por lesões ou operações - Predisposição
genética - Estrutura
anatómica das articulações afetadas - Obesidade
Sintomas
A dor nas articulações pode afetar-nos de muitas formas, dependendo do local onde se fazem sentir. A dor no joelho pode condicionar a prática de algumas atividades como dançar e praticar desporto, a dor no ombro pode dificultar o levantamento de objetos e a dor na anca pode tornar doloroso subir escadas ou simplesmente levantarmo-nos de uma cadeira.
No geral, a dor nas articulações pode ser sentidas como rigidez, sensibilidade e inchaço. Podem afetar qualquer articulação do corpo, sendo o joelho o mais frequentemente afetado.
Os sintomas podem ser falta de sensibilidade, formigueiro, amplitude de movimentos reduzida, rigidez e a perceção de que a articulação tem algo no interior. A dor nas articulações pode variar de pouco a muito frequente e de ligeira a muito intensa.
Prevenção
Adotar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, juntamente com a prática de exercício físico regular é ideal para controlar o peso e promover o bom funcionamento das articulações.
Evite uma vida sedentária, bem como o tabaco e as bebidas alcoólicas. Se trabalha muitas horas sentado, procure fazer pausas para alongar o corpo.
Receber massagens regularmente ajuda a relaxar os músculos e articulações, libertando a tensão muscular.
Tratamentos naturais
Viva Melhor recomenda tratamentos naturais para ajudar no alívio dos sintomas.
Hortaliças
-
Alface – sumo das folhas e talos /1 alface
para 500 ml de água). Tomar 1 chávena, 30 minutos antes de se deitar. -
Abóbora – compressas de abóbora ralada
aplicadas na região afetada, durante 30 minutos. -
Cebola – para aliviar a dor, massajar as
partes afetadas com sumo de cebola aquecido. - Salsa e tomate – sumo combinado (4 tomates médios para 20 g de salsa). Tomar 1 copo, 30 minutos antes do almoço.
Frutas
- Laranja – refeições exclusivas 4 vezes por semana.
- Melancia – dieta exclusiva de 1 dia por semana. Durante a dieta, manter repouso.
- Melão – dieta exclusiva de 1 dia por semana. Durante a dieta, manter repouso.
Outros tratamentos
- Geoterapia – compressa local de argila com cebola ralada, com duração de 2 horas.
- Hidroterapia – banho de vapor local, com chá de sabugueiro e limoeiro (80 g para 1 litro de água). Repetir 3 vezes por semana durante 10 minutos.
- Aplicar saco de água quente nas regiões atingidas, para aliviar a dor.
- Outros: óleo de linhaça – aquecer 1 colher de óleo, humedecer num pano de algodão e massajar o local afetado.
Viva Melhor recomenda massagens diárias no local afetado. As massagens relaxam as tensões, impulsionam a circulação e o metabolismo na articulação.
Se a dor for muito intensa ou tiver problemas de excesso de peso, pode ainda optar pelo uso auxiliar de bengalas ou palmilhas que ajudam a atenuar a pressão exercida sobre as cartilagens das articulações.
Em casos mais graves, o tratamento de fisioterapia é o ideal.
Calcitrin MD S Rapid – Aliado ideal para as articulações
Viva Melhor recomenda uma refeição saudável rica em fruta e vegetais juntamente com o suplemento alimentar Calcitrin. A nossa fórmula única com CAD3, Magnésio e Vitamina C, contribui para a normal absorção e utilização do cálcio e fósforo, mantendo uma manutenção dos ossos normal, contribuindo também para o normal funcionamento muscular e formação de colagénio para o funcionamento das cartilagens.