
Neste inverno diga adeus às frieiras
Apesar de já estarmos fartos do frio (salvo exceção para os amantes da dupla manta e lareira), ainda vamos ter de esperar um pouco mais pela Primavera e os primeiros raios de sol quente.
Enquanto não chegamos lá, sofremos com o inverno rigoroso e as incomodas frieiras, que são infeções da pele, geralmente entre os dedos das mãos e pés, nariz e orelhas, e que provocam inchaço, vermelhidão, escamação e comichão intensa.
Causas
Além do frio, as frieiras também podem ser causadas por alergia, bactérias e pó. Algumas pessoas são afetadas com mais frequência, por causa do ambiente onde vivem, ou por excesso de ácido úrico no organismo.
Alimentação
Os grãos (feijões, amendoins, lentilhas), os ovos, a carne e o peixe, são produtores de ácido úrico e alimentos a evitar. É importante beber água pura e fresca em abundância e ingerir alimentos depurativos do sangue e alcalinizantes (frutas ácidas, legumes e verduras no geral).
Tratamentos
Existem truques com base em ingredientes naturais que podem atenuar os efeitos incómodos das frieiras:
Alho
Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho num copo de água durante 5 horas, lavando depois as partes afetadas ao friccioná-las com a água do alho.
Batata
Outra solução é cozinhar batatas apenas em água e lavar o local afetado com o caldo da cozedura das batatas, 2 vezes ao dia.
Óleo de amêndoas doces
Pode também usar óleo de amêndoas para friccionar as frieiras. Esta é uma solução muito eficaz.
Limão
Lavar as partes afetadas com sumo de limão diluído em água.
Maça
Lavar as partes afetadas com sumo de maça diluído em água.
Pode ainda aplicar uma compressa local de argila com cebola, durante 1 hora.
Encontre estes e outros tratamentos no Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar.