Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
808 202 026

Vitamina C: efeitos no organismo e principais alimentos

1 Abril, 2020

A vitamina C ajuda no normal funcionamento do organismo, absorção de ferro, produção de colagénio e proteção das células dos danos causados pela poluição atmosférica, fumo dos cigarros e luz ultravioleta emitida pelo sol. Viva Melhor recomenda uma alimentação saudável rica em vitamina C juntamente com o suplemento alimentar Fortymun P.

Efeitos no organismo e principais alimentos com vitamina c

A vitamina C atua como antioxidante, ajudando a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres que se formam no nosso organismo devido à poluição atmosférica, fumo dos cigarros e luz ultravioleta emitida pelo sol, sendo, por isso, fundamental para o nosso bem-estar.

Esta vitamina é também necessária para a produção de colagénio (proteína importante para a pele, tendões, ligamentos, cartilagem, vasos sanguíneos, gengivas, dentes, entre outros), L-carnitina e certos neurotransmissores. Ajuda no normal funcionamento do organismo e sistema nervoso, na cicatrização de feridas e na absorção de ferro.

Sobre colagénio, proteína que restaura e revitaliza a pele de forma autónoma, Viva Melhor aconselha a leitura do artigo Colagénio para uma pele firme, bonita e hidratada.

Para além disso, a ingestão de vitamina C contribui ainda para o normal metabolismo produtor de energia reduzindo o cansaço e a fadiga.

Por essas razões, esta vitamina deve estar presente na nossa dieta alimentar. Carências graves em vitamina C levam ao desenvolvimento de escorbuto nos adultos e doença de Moeller-Barlow nas crianças.

Fumadores e fumadores passivos, pessoas com má alimentação, com problemas de má absorção ou doenças graves têm uma maior dificuldade em obter a vitamina dos alimentos e por isso devem aumentar a dose da vitamina.

Sintomas da deficiência em vitamina C

Os sintomas iniciais nos adultos incluem fadiga, fraqueza, perda de peso, mal-estar, stress, irritabilidade e inflamação das gengivas. À medida que a doença progride, há uma maior perda de colagénio e os tecidos conjuntivos ficam fracos, causando dor nas articulações e má cicatrização de feridas. Sintomas adicionais podem incluir depressão, inflamação das gengivas, perda de dentes, hemorragias na pele e fragilidade capilar. Pode ocorrer ainda anemia.

No caso das crianças, na doença de Moeller-Barlow, a maioria sofre de irritabilidade, fragilidade nas pernas e pseudoparalisia (paralisia de um ou mais membros).

O escorbuto é também uma doença que resulta da falta de vitamina C no organismo. Os sintomas iniciais mais comuns são fraqueza, cansaço e pernas e braços doridos.

Prevenção

A deficiência de vitamina C pode ser prevenida ao consumir as quantidades recomendadas de fruta e verduras frescas ou tomando a quantidade recomendada da vitamina em suplementos diários. Uma forma de maximizar a eficácia é tomar juntamente com bioflavonóides, cálcio e magnésio.

Fontes de vitamina C e benefícios

A vitamina C pode ser encontrada nas frutas e vegetais, bem como em cremes diários que ajudam a proteger e hidratar a pele, prevenir o envelhecimento celular e na prevenção e tratamento de manchas.

São alimentos ricos nesta vitamina os citrinos (laranjas, toranjas, limões, etc.), kiwis, morangos, meloa, papaia, batata, tomate, brócolos, vegetais de folha verde como os espinafres, pimentos verde e vermelho, framboesas e mirtilos. Os alimentos devem ser consumidos crus ou apenas ligeiramente cozinhados para se poder obter o máximo de vitamina.

A maioria das perdas desta vitamina nos alimentos dá-se essencialmente no processo de cozedura. Quando os alimentos são cortados, lavados e deixados em água durante algum tempo. Por essa razão, evite cortar os vegetais em porções pequenas e cozinhe os alimentos com o mínimo de água possível.

Fortymun P com vitamina C para fortalecimento do organismo

À sua alimentação saudável e aos cremes pode ainda acrescentar o suplemento alimentar Fortymun P. Este suplemento é rico em vitamina C, fornecendo energia e assegurando o correto desenvolvimento e função de várias estruturas do corpo.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta