Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Tratamentos naturais para a insuficiência cardíaca

29 Janeiro, 2019

Neste artigo, sugerimos-lhe tratamentos naturais que ajudam a diminuir os sintomas da insuficiência cardíaca, doença perigosa que atinge quase meio milhão de portugueses.

Tratamentos naturais para a insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca requer cuidados e atenção permanente. Os sintomas são: dificuldade respiratória, cansaço excessivo e inchaço em diversas regiões do corpo. É indispensável que consulte um médico cardiologista.

 

A gravidade da doença é classificada, regra geral, pelo grau de problemas ao fazer atividade física. No exame físico são identificados sinais como dificuldade em respirar, coração acelerado, palidez, a dilatação das veias jugulares no pescoço, o aumento do fígado, edema ou estertores pulmonares.

 

Convém diferenciar a insuficiência cardíaca do enfarte do miocárdio, no qual parte do músculo cardíaco morre, ou da paragem cardiorrespiratória, onde a corrente sanguínea é interrompida.

 

Em países desenvolvidos, cerca de 2% dos adultos são afetados pela doença, valor que pode chegar aos 10% em pessoas com mais de 65 anos.

 

Em termos nacionais, a doença atinge quase meio milhão de portugueses, ultrapassando as 400 mil pacientes (cerca de 4% da população) – segundo dados da Sociedade Portuguesa de Cardiologia – e a tendência é de crescimento, com o aumento da esperança média de vida. Em Portugal, no escalão acima dos 80 anos, a prevalência é de 16%.

 

É preciso dar-se-lhe o devido destaque, pois apesar de ser pouco falada e negligenciada, a insuficiência cardíaca é uma doença com grande influência na mortalidade.

Tratamentos naturais

Apesar de ser necessário o acompanhamento especializado, existem tratamentos naturais complementares que podem acompanhar as indicações médicas. Vamos conhecer alguns:

  • Sumo de agrião – Diluir o sumo de agrião em água. Tomar 1 copo 3 vezes ao dia.
  • Sumo de cebola – Diluir o sumo da cebola em água. Tomar 1 copo 2 vezes ao dia.
  • Sumo de pepino – Sumo diluído em água. Tomar 1 copo de manhã em jejum.
  • Sumo de salsa – Sumo das folhas e raízes diluído em água. Tomar 1 copo, 2 vezes ao dia.
  • Chá de abacate – Fazer chá das folhas do abacateiro (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 chávenas ao dia.
  • Fruta – Fazer refeições exclusivas de melão 3 vezes por semana. Comer 1 ou 2 maçãs ao pequeno-almoço 3 vezes por semana.

Existem ainda outros tratamentos que pode fazer, como tomar 2 comprimidos de levedura de cerveja junto às refeições ou aplicar compressa de coalhada de leite no coração durante 20 minutos.

 

Veja estes e outros tratamentos no livro Viva Melhor com a Medicina do Lar.

  • Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar

    39,00  IVA incl.
    Comprar

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta