Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Tratamentos naturais para controlar o ácido úrico

29 Agosto, 2019

O excesso de ácido úrico no sangue pode levar a doenças potencialmente graves e incapacitantes mas se detetado a tempo pode ser controlado através de uma boa alimentação.

acido-urico

O excesso de ácido úrico no sangue pode levar a doenças potencialmente graves e incapacitantes mas se detetado a tempo pode ser controlado através de uma boa alimentação.

O que é o ácido úrico?

Ácido úrico é uma substância produzida pelo corpo humano que é o produto final da decomposição de ácido nucleico nas células do corpo. A digestão de alguns alimentos também pode impulsionar a produção de ácido úrico.

A maior parte do ácido úrico produzido no organismo é transportado através do sangue até aos rins, que são responsáveis por separar o ácido do sangue e por eliminá-lo através da urina.

Num organismo saudável, os rins conseguem garantir os níveis de ácido úrico aceitável.

No caso dos organismos menos saudáveis, o excesso de ácido úrico no organismo pode levar a um ataque de gota.

Os sintomas são:

  • Dores
  • Febre
  • Problemas renais
  • Inflamações nas articulações com rubor, calor e inchaço

A dieta alimentar é uma das fontes de ácido úrico e neste caso também uma das soluções. Evitar alimentos como  Sardinha, bacalhau, salmão, camarão, lagosta, atum, miudezas e vísceras (ex: fígado, rins, moelas), coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoins e avelãs, feijão, grão-de-bico, ervilha, trigo, lentilhas e anchovas, todos os grãos e sementes e carne de porco, toucinho, presunto e enchidos pode reduzir a produção de ácido úrico e equilibrar o seu bem-estar.

Contudo também é importante que assuma um papel ativo na melhoria do seu organismo e no equilíbrio desse ácido. Nesse sentido recomendamos alguns tratamentos naturais que vão permitir restabelecer os seus níveis de ácido úrico.

Tratamentos naturais para controlar o ácido úrico

  • Sumo combinado de agrião, lima e cenoura

Colocar agrião, lima e cenoura num liquidificador. Tomar 1 copo, 3 vezes ao dia. Aproveite e utilize também estes ingredientes em saladas cruas, temperadas com limão, azeite e sal.

  • Água de Alho

Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho num copo de água, durante a noite. Beber no dia seguinte.

  • Sumo de abóbora

Tomar duas chávenas de sumo de abóbora, de manhã à noite.

  • Frutas

Laranja – refeições exclusivas 4 vezes por semana.

Melancia – refeições exclusivas 3 vezes por semana.

Morango – refeições exclusivas 4 vezes por semana.

Tangerina – refeições exclusivas 4 vezes por semana.

A gota (doença que se desenvolve devido ao excesso de ácido úrico no organismo) atinge cerca de 3% da população. A sua prevalência é na maioria em indivíduos do sexo masculino, onde costuma aparecer a partir dos 40 anos. Nas mulheres a doença tende a revelar-se mais tarde, apenas depois dos 60.

Considere uma dieta equilibrada para evitar que doenças como a gota atinjam o seu seio familiar.  

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta