Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Tratamentos naturais para acabar com as aftas

8 Outubro, 2019

Uma simples mordida no lábio, dieta desequilibrada ou sistema imunitário debilitado podem ser causas para o aparecimento das dolorosas aftas. Viva Melhor sugere-lhe tratamentos naturais para o alívio dos sintomas e uma rápida cicatrização desta lesão.

As aftas são um problema comum, mas bastante doloroso. Às vezes basta uma mordidela no lábio ou a ingestão de certos alimentos ácidos. Embora não seja grave e, na maior parte dos casos, não precise de tratamento médico, pode causar bastante desconforto, dificultando a ingestão de certos alimentos.

A lesão ou ferida tem a forma de uma mancha arredondada e esbranquiçada com um contorno avermelhado. Surge regularmente ou esporadicamente, dependendo da pessoa e da sua alimentação. Não é, contudo, uma questão de saúde, pois, mesmo as pessoas mais saudáveis, podem sofrer desta lesão.

Uma curiosidade: a afta pode até ser num processo natural de defesa do organismo para eliminar as impurezas e prevenir ou impedir o surgimento de certas doenças.

Viva Melhor oferece-lhe alguns tratamentos naturais para o alívio dos sintomas e uma rápida cicatrização da lesão.

Causas

Algumas causas possíveis:

  • Traumatismos orais mordedura acidental na língua ou na zona interior da bochecha, escovagem excessiva, mastigação de alimentos mais duros;
  • Carência de certos nutrientes, como sais minerais (ferro e zinco) ou vitaminas (sobretudo vitamina B12 e ácido fólico);
  • Problemas dentários ou má higiene oral;
  • Dieta desequilibrada;
  • Sistema imunitário debilitado
  • Refrigerantes, café e certos alimentos ácidos como o tomate, vinagre e citrinos;

Sintomas

O principal sintoma é a dor que pode perdurar por uma ou duas semanas. A dor é intensificada com a ingestão de determinadas bebidas ou alimentos quentes, picantes, salgados ou ácidos que entram em contacto com a zona afetada.

Pode também causar ardor, coceira ou ardência e afetar a fala da pessoa, dependo do tamanho e da localização da inflamação.

Tratamento natural

Normalmente, estas lesões desaparecem espontaneamente dentro de uma a duas semanas.

No entanto, Viva Melhor recomenda-lhe tratamentos naturais que ajudam no alívio das dores e na redução do tempo de cicatrização.

Hortaliças:

  • Agrião: preparar 3 talos para 1 copo de água, triturar, coar e beber o sumo em jejum.
  • Aipo: chá de folhas (100 g para 1 litro de água). Tomas 3 chávenas ao dia.
  • Rábano: sumo diluído em água. Tomar 1 copo, 2 vezes ao dia.

Frutas:

  • Abacate: mastigar folhas novas do abacateiro.
  • Marmelo: pomada preparada com sementes e mel. Triturar 50 g das sementes até que se tornem pó e acrescentar 2 colheres de mel e aplicar localmente.

Outros tratamentos:

  • Mel (cristalizado): aplicar sobre as feridas.

Tenha uma alimentação saudável e cuidada, rica em vitaminas e sais minerais. Evitecertos alimentos que irritem ou possam criar um aumento de acidez no estômago, como o ananás, os morangos ou o chocolate. Ingira 1,5l de água diariamente e tenha uma boa higiene oral com elixires que ajudam a desinfetar a boca.

Acabe com os refrigerantes, salgados e frutas ácidas e opte por bebidas frias (água e chás) ou alimentos de textura macia que facilitam a mastigação, como o puré e a sopa de legumes.

Enquanto a infeção não estiver cicatrizada, evite o contacto da área afetada, mesmo com a língua. Utilize palhinhas para a ingestão de líquidos e utilize uma escova suave para lavar os dentes.O decorrer da idade irá encarregar-se de fazer com que as aftas deixem de surgir com tanta regularidade e não sejam tão dolorosas.

Vitasol, para o reforço do sistema imunitário

Para ajudar prevenir e a reforçar a rápida cicatrização deste tipo de lesões, Viva Melhor recomenda-lhe o Vitasol, suplemento multivitamínico, multimineral, multibiótico com mais de 40 vitaminas, minerais e bióticos que são absolutamente fundamentais para a saúde e bem-estar geral.

Contém zinco, que está associado à síntese de enzimas e hormonas; magnésio, que te ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço; vitaminas do complexo B, que contribuem para o normal metabolismo de produção de energia e vitaminas A, C, D, E e K.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta