Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Sumos de fruta e vegetais: 5 receitas saborosas e os seus benefícios

7 Novembro, 2019

A Viva melhor sugere-lhe sumos deliciosos e fáceis de fazer que pode incluir já na sua ementa diária.

Sumos de fruta e vegetais: 5 receitas saborosas e os seus benefícios

Um plano alimentar saudável deve incluir a ingestão diária de sumos de fruta e vegetais, fontes de vitaminas, proteínas e minerais que potenciam a limpeza e o bom funcionamento do seu organismo. Por essa razão, o sumo não deve ser encarado como uma dieta, mas sim como um hábito diário.

Um batido ou sumo caseiro é o melhor refresco líquido que pode tomar, sendo mais benéfico do que o chá, café e bebidas comerciais, gaseificadas ou energéticas. Os sumos proporcionam nutrientes de forma rápida, pelo que o nosso corpo absorve as suas propriedades com uma grande eficácia.

Atualmente, qualquer pessoa sabe que deve ingerir, no mínimo, cinco porções de frutas e hortaliças diariamente. Um copo de batido ou sumo fresco, apesar de incluir duas ou mais frutas ou hortaliças, é considerado como uma porção, pois proporciona ao corpo uma significativa quantidade de nutrientes que irá ser digerida em pouco tempo. Ao contrário, o consumo normal de frutas ou hortaliças é mais moroso e, normalmente, acompanhado de outros alimentos, resultando num processo digestivo mais lento e menos eficaz.

Benefícios

A ingestão diária de sumos naturais vai proporcionar momentos de prazer devido ao seu sabor delicioso e refrescante e ainda vai surtir efeitos a nível físico e mental, cujos efeitos positivos sobre a saúde são conhecidos:

  1. Potencializam a imunidade, protegendo o organismo de diversas infeções;
  2. Têm um poderoso efeito antioxidante. Os nutrientes como as vitaminas A, C e E impedem a ação dos radicais livres (moléculas instáveis que podem oxidar o organismo e danificar as células saudáveis do corpo), contribuindo para a prevenção do cancro, das doenças do coração e do envelhecimento precoce;
  3. Facilitam o processo de purificação do corpo. A clorofila verde, que está presente nos sumos, é particularmente purificante;
  4. Proporcionam energia.

A Viva melhor sugere-lhe assim sumos deliciosos e fáceis de fazer que pode incluir já na sua ementa diária.

Sumos de fruta

  • Digestão: ½ abacaxi, 2,5 cm de raiz de gengibre, folhas de hortelã fresca.
  • Articulações: 1 abacaxi, 5 cm de raiz de gengibre, 1 colher de sopa de óleo de sementes de linhaça.
  • Reforço do sistema imunitário: 2 toranjas, 1 goiaba, 1 kiwi.
  • Trânsito intestinal e emagrecimento: 2 pêras, 2 cenouras, ½ abacaxi, 1 cm de raiz de gengibre.
  • Perder peso: 2 maçãs, 2 talos de aipo, 1 colher de chá (15 ml) de óleo de cânhamo prensado a frio.

Sumos de vegetais

  • Cenoura depurativa: 3 cenouras, ½ beterraba, 1 talo de aipo, 3 folhas grandes de couve.
  • Paraíso do sono: ½ alface, 150 ml de chá de erva-cidreira, 1 molho pequeno de espinafres.
  • Retenção de líquidos: 3 talos de aipo, 1 lima.
  • Desintoxicar o organismo: 8 pedaços de brócolos, 3 talos de aipo, 2 cenouras, 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas, ½ limão, 1 colher de sopa de bagas de goji trituradas.
  • Para o coração: 4 talos de aipo, 1 maçã, 1 punhado de amoras, 1 cm de raiz de gengibre, 1 colher de chá de óleo de sementes de linhaça, 1 colher de sopa de bagas goji trituradas.

Para preparar os sumos de frutas e vegetais, lave bem a fruta e, de seguida, coloque os ingredientes no liquidificador. Acrescente um copo de água e coe. É de evitar o açúcar ou o adoçante nas suas bebidas, pois o mesmo é altamente prejudicial para a saúde. Para além disso, o sumo em si já contém um elevado teor em açúcar natural (frutose), proporcionando energia de forma imediata.

Atenção, a ingestão destas bebidas é uma ajuda para o organismo, não substituindo, em circunstância alguma, um regime alimentar variado, aconselhamento médico ou acompanhamento por um profissional da área de saúde. O sumo deve ser visto apenas como um acompanhamento de uma alimentação saudável e equilibrada, com reduzida ingestão de gorduras e açúcares. Os vegetais e as frutas, sendo ricos em nutrientes, vão auxiliar na revitalização da pele, na limpeza do organismo e na obtenção de energia para o dia a dia.

Procure mais sugestões de sumos caseiros no livro Sumos e Batidos da Viva Melhor.

Para complementar, a Viva Melhor recomenda-lhe o Viva Collagen, uma fórmula de elevada qualidade para o cuidado dos ossos, das articulações e da pele. Um consumo adequado de colagénio contribui para aumentar a firmeza da pele, ajudando a prevenir e tratar rugas, estrias e celulite, bem como a tratar dores nas articulações e lesões ao nível dos ligamentos.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta