Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Remédios naturais para controlar a hipertensão arterial

5 Julho, 2019

Tem hipertensão arterial? Saiba o que pode fazer para prevenir e tratar doença, que afeta cerca de 2 milhões de portugueses.

Remédios naturais para controlar a hipertensão arterial

A tensão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias e assegura que este circule corretamente para todo o corpo. Os problemas começam no momento em que a pressão começa a exceder os valores normais, o que leva o coração a esforçar-se mais para bombear o sangue. É o que acontece quando se sofre de hipertensão arterial (HTA).

Só em Portugal existem cerca de dois milhões de hipertensos. No entanto, metade destas pessoas desconhece. O motivo é simples: não há sintomas imediatos e, sem medições, a hipertensão não é diagnosticada.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu critérios de classificação da hipertensão arterial:

São hipertensos indivíduos que apresentem a tensão sistólica (máxima) igual ou superior a 160 mmHg ou diastólica (mínima) igual ou superior a 95 mmHg.

A tensão normal num adulto deve ser máxima de 140 mmHg e a mínima até 90 mmHg. Mas o valor ideal a atingir é quando for mais baixo que 120/80 mmHg.

Causas

Em 95% dos casos, a hipertensão não tem uma causa evidente. Pode ter origem no estreitamento das artérias por onde o sangue corre, que é um factor de perigo para as doenças do coração e dos vasos sanguíneos. No entanto, situações como a obesidade, diabetes, ingestão de sal a mais e stress emocional, podem contribuir para a tensão alta.

Sintomas

A doença tem sintomatologia pouco característica e assume, em alguns casos, um carácter assintomático (não dá sintomas), mas ainda dor na nuca, tonturas, palpitações, cansaço fácil, sensação de desmaio, insónias, dificuldade respiratória e sangramento nasal (epistaxe) são alguns dos sintomas.

Quanto às complicações, a hipertensão arterial representa um esforço permanente para o coração e as artérias. Passado algum tempo, outros órgãos vão também ser afectados, dos quais podemos mencionar o cérebro, os rins e os olhos.

Caso não seja tratada poderá resultar em acidente vascular cerebral (AVC), perda gradual da visão, enfarte do miocárdio e doença real crónica.

Tratamento

O tratamento da hipertensão arterial depende da sua gravidade. Por exemplo, se tem hipertensão moderada pode controlá-la com a simples alteração de alguns hábitos de vida. Pode começar por reduzir o consumo do consumo de sal e de álcool, controlar o peso, praticar exercício físico com regularidade e deixar de fumar. Aqui pode contar com a ajuda do Nicowin, suplemento alimentar que contribui para o relaxamento e normal funcionamento do sistema nervoso e protege as células contra as oxidações indesejadas.

Como prevenção, também o aconselhamos experimentar o Chá 4 ervas do Viva Melhor. Este chá ajuda a controlar a tensão arterial, combate as cólicas e pedras renais e facilita a eliminação dos líquidos que ficam retidos no organismo. (Limão e o seu poder terapêutico).

O que devo comer?

Na dieta deve constar frutas (framboesas, mirtilos ou amoras) e hortaliças. Está contra-indicado o consumo de fritos, gorduras, refrigerantes, comidas salgadas, doces, carne de porco, enlatados e queijos.

Pode (e deve) seguir a seguinte sugestão de plano alimentar:

Pequeno-almoço:pêra ou melancia, mamão, melão ou uva. Não misturar as frutas.

Almoço: Salada crua, cereais, batata cozida, cenoura, abóboras, feijão verde, chuchu.

Jantar: Só de frutas como no pequeno-almoço.

Sugestões de tratamentos naturais:

Pepino – Tomar sumo de pepino, 2 copos ao dia – de manhã e à noite.

Chuchu – Chá dos rebentos do chuchu, 3 a 5 chávenas por dia. Pode incluir-se o chuchu na alimentação.

Alho – Macerar 3 dentes de alho e deixar em 1 copo de água durante 6 horas e repousar. Tomar 2 a 3 chávenas por dia. Cápsulas de óleo de alho fazem o mesmo efeito.

Maracujá – Fazer um chá de folhas de maracujá e tomas 1 chávena 3 vezes ao dia. Faça um refresco de maracujá adoçado com um pouco de mel. Beba 1 a 2 copos ao dia.

Outros bons hábitos que pode adotar são, por exemplo, trocar o carro por caminhadas, desfrutar da natureza e fazer ginástica respiratória.

Não se deve brincar com a sua saúde, principalmente quando o assunto é particularmente sério, como é o caso da hipertensão. Por isso não facilite e siga as nossas sugestões, com o devido acompanhamento médico. Da nossa parte, já sabe que pode sempre connosco para que se sinta e Viva Melhor.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta