Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Programa depurativo para desintoxicar o corpo

10 Maio, 2018

A maioria de nós não tem consciência das toxinas a que o corpo está exposto diariamente. A desintoxicação surge como uma opção viável e benéfica para limpar o organismo.

Programa depurativo para desintoxicar o organismo

Quando sobrecarregado com toxinas diárias, o nosso corpo fica com pouco tempo para realizar as suas funções. Ao fazermos uma limpeza depurativa, tratamos as irritações e dores colocadas em segundo plano.

Benefícios

Estimula o sistema imunitário e a cura

Quando fazemos uma limpeza estimulamos o sistema imunitário, tratando as irritações menores, como dores musculares, dores de cabeça e azia, que devem desaparecer.

Digestão saudável

Após termos limpo o nosso sistema, é provável que os distúrbios gástricos, como os gases (flatulência), a indigestão e as dores de estomago, desapareçam.

Clareza mental

Entre os profissionais de saúde, existe o consenso geral de que a função cerebral depende de uma dieta saudável. Quando o nosso organismo está limpo e recebe a clorofila necessária para a absorção de oxigénio, o nosso cérebro irá funcionar melhor, pois recebe tudo o que necessita.

Aumenta a energia

Desde que o nosso corpo receba muitos nutrientes e o nosso sistema digestivo e imunitário esteja a funcionar adequadamente, sobra muita energia. Este impulso nos níveis de energia, quando o corpo está livre de toxinas e a funcionar apropriadamente, constitui um sinal de que a limpeza está a funcionar.

Pele maravilhosa

A sua pele, após a limpeza, irá brilhar. Uma das principais causas de acne é uma dieta pobre. O nosso corpo tem poucas opções para eliminar as toxinas, sendo a pele uma delas. As borbulhas são, muitas vezes, uma infeção que o nosso corpo está a expelir. Quando o nosso corpo está livre de toxinas e recebe apenas nutrientes, a nossa pele fica maravilhosa.

Quem não deve fazer uma desintoxicação

Para algumas pessoas, a desintoxicação, independentemente do tipo, não é saudável. Se é diabético, tem um sistema imunitário comprometido ou sofre de alguma doença grave que requer uma dieta especial, não deve fazer uma desintoxicação. Mesmo que pense que está com uma saúde fantástica, deve sempre consultar o seu médico.

Programa depurativo básico

Este programa consiste na ingestão exclusiva de sumos durante 2 ou 3 dias para limpar o corpo de todas as toxinas e lixos do sistema digestivo. Para realizar este programa, deve beber diariamente cinco copos de sumo de três em três horas (por exemplo, se acordar às 09h, irá beber um copo às 09, às 12h, às 15h, às 18h e às 21h).

 

As náuseas (enjoos), os vómitos, as dores de cabeça, o mau hálito, a diarreia ou obstipação (prisão de ventre) e a apatia (letargia) são os efeitos secundários, causados essencialmente pela expulsão de impurezas do corpo, que estão associados ao programa. Para alcançar o sucesso neste programa, deve:

Ser persistente

Os dias de desintoxicação irão ser difíceis. Os efeitos secundários devem-se à expulsão das toxinas e não à toma dos sumos. Quando o seu hálito for mau, imagine o que é uma nuvem de resíduos tóxicos a deixar o seu corpo. Se pensar nas coisas nestes termos, vai ser muito mais fácil perseverar.

Beber muita água

Como está a consumir muitos nutrientes puros, precisa de beber água suficiente para não ficar nauseado enquanto o seu corpo se adapta. Necessita de consumir água e sumos de forma igual para remover eficientemente os resíduos e toxinas do seu corpo. Pode diluir o sumo na água ou beber um copo de sumo seguido de um copo de água. Se preferir, pode beber chá de ervas ou água fortificada desde que não contenham cafeína, açucares ou conservantes artificiais.

Não usar muitas frutas

Devido aos diferentes picos de energia experimentados em função da absorção rápida dos hidratos de carbono, cada pessoa deve usar a menor quantidade de frutas possível, pois as mesmas têm uma maior quantidade de açúcares naturais do que os legumes. Tente limitar o consumo de frutas ao pequeno-almoço, ingerindo sumo de vegetais (de preferência verdes) o resto do dia.

Beber o sumo acabado de fazer

Quanto mais tempo o sumo está exposto ao ar, mais nutrientes perde. Um exemplo disso é a vitamina C, que supostamente fragmenta a uma taxa de cerca de 2% por dia, mesmo que esteja num recipiente hermeticamente fechado. Assim que o sumo fica exposto ao ar, o processo de oxidação começa, pelo que deve beber o seu sumo assim que o acaba de fazer. Se tal não for possível, coloque num recipiente hermeticamente fechado e conserve no frigorífico.

Afastar-se dos seus vícios

Pode achar que não tem muitos vícios, mas deve afastar-se totalmente do açúcar, da cafeína e da nicotina pelo menos uma semana antes de iniciar o tratamento. O seu corpo vai ter de se adaptar à desintoxicação por sumos. Não é benéfico que tenha de se adaptar simultaneamente a um processo de abstinência química.

Não fazer batota

O propósito de uma desintoxicação é a limpeza do organismo. Esta limpeza resulta numa cura, por parte do sistema imunitário, de tudo o que o aflige e num funcionamento adequado de todos os sistemas.

 

Na desintoxicação, uma grande percentagem do seu consumo diário de energia é utilizado na digestão; quando não está a consumir alimentos que requerem digestão, o seu corpo consegue utilizar essa energia para a cura. Assim, se ingerir comida solida, está a comprometer o objetivo da desintoxicação. É essencial que se dedique ao que está a fazer.

 

Este programa é um dos que pode consultar no livro Viva Melhor Sumos e Batidos, que lhe oferece um conjunto de receitas de sumos e batidos que permitem combater um serie de perturbações e doenças comuns que afetam a sua qualidade de vida.

Veja também: