O que são, porque razão são tão benéficos para a saúde e como incluí-los na sua alimentação.
Se é adepto de uma alimentação variada e saudável, provavelmente já ouviu falar dos probióticos e da sua importância para a saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os probióticos são microorganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, ajudam a manter o equilíbrio da microbiota, também conhecida como flora intestinal.
A microbiota, que é constituída por uma série de microorganismos essenciais para o normal funcionamento do organismo, como bactérias e fungos, começa a ser formada desde o nascimento, especialmente quando o bebé nasce por parto normal e é amamentado com exclusividade durante os primeiros meses de vida.
Os probióticos, que são considerados como bactérias benéficas, facilitam a formação da barreira probiótica no intestino, razão pela qual inibem o desenvolvimento de bactérias nocivas que causam doenças e inflamações na microbiota intestinal.
Saiba mais sobre como melhorar o trânsito intestinal.
Principais benefícios dos Probióticos
Hoje em dia, os probióticos são considerados alimentos funcionais devido às suas propriedades que auxiliam no normal funcionamento do intestino e do organismo em geral, tendo como principais benefícios:
Quais são os alimentos que contêm probióticos?
1. Iogurte – Para além de nutritivo, também ajuda na prisão de ventre, tensão alta e fortalecimento dos ossos.
2. Kefir – Apesar de ser semelhante ao iogurte, é fermentado com leite e grãos de kefir. É rico em probióticos e antioxidantes.
3. Coalhada – Tal como o iogurte e o kefir, é fonte de probióticos e cálcio, contribuindo para a imunidade e saúde dos ossos e dentes.
4. Kombucha – É uma bebida preparada com a fermentação do açúcar e do chá verde ou preto, que tem um sabor doce e refrescante que lembra uma cidra. Contém uma grande quantidade de microorganismos que ajudam nas defesas do corpo, combatendo os fungos e bactérias prejudiciais ao organismo.
Os diferentes métodos de processamento e embalamento destes alimentos alteram consideravelmente o número de microorganismos vivos, razão pela qual o recurso aos suplementos alimentares pode ser uma opção mais prática e fiável.
Veja também: Suplementos alimentares para o reforço da imunidade.
VITASOL contribui para a manutenção de um nível adequado de probióticos
A Viva Melhor desenvolveu o VITASOL, um suplemento multivitamínico com mais de 40 vitaminas, minerais e biótipos que são fundamentais para a saúde e bem-estar, como o zinco, que está associado à síntese de enzimas e hormonas; o magnésio, que ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço; as vitaminas do complexo B, que contribuem para o normal metabolismo de produção de energia; e as vitaminas A, C, D, E e K, entre outros micronutrientes essenciais.
Este multivitamínico irá ajudá-lo a suprir as necessidades diárias de vitaminas, minerais e bióticos, contribuindo assim para a sua imunidade e bem-estar!