Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.

Prisão de ventre: alimentos que ajudam a aliviar

5 Fevereiro, 2020

Sensação de barriga inchada, dores e desconforto são alguns dos sintomas da prisão de ventre, problema intestinal bastante comum, a que não é dada a devida atenção. Viva Melhor recomenda tratamentos naturais que ajudam no alívio dos sintomas.

Prisão de ventre: alimentos que ajudam a aliviar

Os problemas intestinais são bastante comuns, embora muitas pessoas ainda não lhe deem a devida atenção. O stress e o sedentarismo são alguns dos fatores que criam sérias dificuldades em defecar, que causa desconforto, dores e inchaço.

Não é necessário evacuar diariamente, contudo, é necessário ter um evacuamento regular, de pelo menos três vezes por semana. Menos do que isto, é perigoso para a sua saúde e bem-estar, principalmente se vier acompanhado de dor abdominal.

Para além disso, nunca deve conter a necessidade de defecar. Sempre que sentir vontade, vá à casa de banho, pois quanto mais tempo as fezes permanecerem no organismo, mais se tornam secas e duras, provocando dor e desconforto quando evacuadas. Nos casos mais graves, podem provocar hemorroidas.

O bem-estar e a saúde dependem do bom funcionamento dos intestinos. Uma alimentação saudável rica em fibras e prática de exercício físico ajudam a regular o trânsito e a flora intestinal. Viva Melhor recomenda dicas para prevenir e ajudar no tratamento da prisão de ventre.

Causas

A prisão de ventre não tem uma causa específica, pois são vários os fatores que podem desencadear a alteração do trânsito intestinal, nomeadamente alimentação inadequada, doenças nervosas, dificuldades digestivas, ansiedade, sedentarismo e processos inflamatórios.

Uma mudança na dieta, alteração hormonal, toma de medicamentos ou pouca ingestão de água são também fatores de risco para o bom funcionamento da flora intestinal.

Sintomas

A prisão de ventre traduz-se nos seguintes sintomas:

  • Desconforto abdominal;
  • Dor;
  • Acumulação de gases;
  • Fezes duras;
  • Falta de apetite;
  • Boca amarga;
  • Alteração dos hábitos intestinais;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Distensão abdominal.

Tratamentos naturais para a prisão de ventre

Hortaliças

  • Beterraba: Beba sumo de beterraba, 1 copo 2 vezes ao dia.
  • Cenoura: Beba sumo de cenoura, 1 copo 2 vezes ao dia.
  • Quiabo: Coza em vapor e tempere com azeite e sal e inclua na sua dieta.

Frutas

  • Ameixa: Pôr de molho 5 ameixas secas num copo de água durante 6 horas. Comer as ameixas e beber a água.
  • Abacaxi: Faça refeições exclusivas 2 vezes por semana.
  • Mamão: Faça refeições exclusivas 2 vezes por semana.
  • Manga: Faça refeições exclusivas 2 vezes por semana.

Outros tratamentos

Iogurte: 1 copo de iogurte natural, 6 ameixas e 3 colheres de mel – passar tudo no liquidificador e comer em exclusivo no pequeno-almoço.

Geoterapia: Compressa de argila na região do baixo-ventre, durante 2 horas.

Hidroterapia: Banho vital com duração de 20 minutos. De seguida, deite-se bem agasalhado.

  • Banho de assento quente com chá de carqueja e bardana, 80 g para 1 litro de água, durante 20 minutos.

Pode ainda tomar, de manhã, ao levantar-se, e de noite, ao deitar-se, um ou dois copos de água, preferencialmente morna, adoçada com uma colher de mel. O mel é levemente laxativo.

Prevenção

Para combater e prevenir a prisão de ventre é necessário adotar um estilo de vida saudável: evite alimentos à base de carne, hidratos de carbono e farináceos (arroz branco, farinha de trigo branca, açúcar refinado), normalize a digestão, regule o horário das refeições, mastigue bem os alimentos e tenha noites descansadas.

Opte por fazer uma alimentação com alimentos ricos em fibra: cereais integrais, frutas e hortaliças cruas ou cozidas. Ao longo do dia, deve ingerir bastantes líquidos.

Cuidado com os lacticínios, pois alguns alimentos podem ser inimigos do seu intestino, e atenção aos medicamentos que toma. Vários medicamentos são obstáculos ao bom funcionamento do intestino.

Vá à casa de banho sempre que sentir necessidade e pratique exercício físico. Não fume e evite situações de stress e ansiedade.

Suplemento Ventre Livre para o funcionamento do trânsito intestinal

Ventre Livre é o suplemento Viva Melhor formulado com Sene, Cáscara Sagrada, sementes de Funcho, Macieira, Tamarindo, Limão, Aveia, fibra de centeio e Ruibarbo.

Rico em fibras e com propriedades laxantes de ação rápida, é ideal para regularizar o trânsito intestinal e reforçar a flora intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas e mantendo as defesas imunitárias.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta