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Principais frutas da primavera e seus benefícios

25 Fevereiro, 2020

Consumir fruta de época é a melhor maneira de aproveitar todo o sabor e propriedades nutricionais destes alimentos. Outra vantagem: conseguir tirar o melhor partido da relação qualidade-preço. Viva Melhor preparou uma lista com cinco frutas da primavera e respetivos benefícios.

Morangos, uma das frutas da primavera

As frutas da primavera são esperadas, ansiosamente, durante todo o ano. Quando consumidas no seu tempo, são mais saborosas, com maior densidade nutritiva e contêm menos substâncias tóxicas para a saúde, uma vez que não precisam de ser produzidas em estufas, nem de muitos químicos.

Viva Melhor preparou uma lista com cinco frutas da primavera e respetivos benefícios:

Morangos, fonte de antioxidantes

Refrescantes e prazerosos, os morangos são uma fonte de antioxidantes e de vitamina C.

Têm propriedades bactericidas e desinfetantes e uma ação anticoagulante e anti-inflamatória, são excelentes na prevenção do cancro e promovem uma melhoria significativa na fertilidade.

Auxiliam a função do fígado e da vesícula, e regulam a tensão arterial. Esta é uma das frutas da primavera mais sensíveis, por isso, depois de colhidos, devem ser conservados no frigorifico, entre os 0º e os 4º C. Disponíveis em maio, junho, julho e agosto.

Aliado na artrite: fazer refeições exclusivas de morango 2 dias por semana, durante 4 semanas.

Cerejas, para o antienvelhecimento

Entre maio e junho, começam a aparecer as cerejas. Doces e sumarentas, são poucos os que ficam indiferentes a esta fruta de primavera.

Ricas em antioxidantes e aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de cancro. As cerejas possuem também fitoquímicos que têm uma ação antienvelhecimento notável.

Papaia, para uma pele jovem

Uma das principais características desta fruta é a presença de carotenoides, entre eles o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína, que ajudam a prevenir doenças nos olhos. A par disto, a sua grande quantidade de fibras também a torna ideal para regular o intestino. A papaia possui também diferentes vitaminas e minerais com ações antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Aliada na preservação da pele: Máscara de papaia – para eliminar manchas e retardar rugas, deve massajar diariamente a pele com uma papaia madura, ou com a seiva da semente, antes de fazer uma máscara.

Nêsperas, para a depuração do organismo

Nêsperas, para a depuração do organismo

A nêspera, à semelhança da papaia, é rica em betacaroteno e, por isso, é também um poderoso antioxidante.

Fonte importante de potássio, fibra e vitamina A, ajuda no processo diurético e depurativo do organismo, auxilia o trânsito intestinal, protege o coração e fortalece o sistema imunitário.

Aliada na amigdalite: gargarejar com chá da casca de nêspera, usar 40g de casca para ½ litro de água, ferver durante 15 minutos, acrescentar sal e gargarejar de 1 em 1 hora.

Muito benéfica para os olhos, cabelo e pele, a nêspera está disponível nos meses de abril e maio.

Limão, ajuda a reduzir o colesterol

O limão é uma das frutas características da primavera e tem múltiplas utilidades em qualquer cozinha. Seja para fazer um bolo, um prato típico ou uma bebida: usa-se a polpa, o sumo ou a casca, em temperos, como desinfetante ou desodorizante.

O limão é uma importante fonte de cálcio, potássio, antioxidantes e vitamina c, auxiliando eficazmente o trânsito intestinal, a redução do colesterol e a melhoria da função renal ou hepática (Limão e o seu poder terapêutico).

Aliado na gripe: xarope de limão – juntar sumo de 1 limão, 2 colheres de mel, 1 colher de sumo de cebola e uma chávena de água quente, misturar tudo e beber, repetir 3 vezes ao dia.

No livro Viva Melhor com a Medicina do larpode ainda encontrar algumas sugestões de terapia à base de frutas da primavera e que poderá fazer em casa.

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