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Como prevenir problemas nas articulações

16 Fevereiro, 2018

A boa alimentação e o desporto são importantes, mas pode contar também com a ajuda dos suplementos alimentares ricos em cálcio e magnésio para prevenir problemas nas articulações.

Como prevenir problemas nas articulações

Quem nunca sofreu de dores nos joelhos ou nas costas? Dores crónicas nestas zonas do corpo atingem muitos portugueses e quando não tratadas podem evoluir para doenças graves, como a osteoartrite.

 

Embora estejam habitualmente associadas ao envelhecimento, as dores nas articulações não ocorrem exclusivamente em idosos. Conheça agora os cuidados para manter as suas articulações saudáveis, prevenindo o seu desgaste e a evolução para uma futura doença.

 

Mude a sua alimentação e controle o peso

O aumento de peso pode alterar a forma de andar, intensificando as dores. Normalmente associado a hábitos sedentários e a músculos menos tonificados, o excesso de peso sobrecarrega as articulações. Por isso, para manter as articulações saudáveis, é essencial comer de forma saudável.

 

A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D – como leite e derivados, couve ou espinafres – é importante para manter a densidade óssea, evitando doenças como a osteoporose. Se aumentar a ingestão de cálcio também estará a prevenir artroses, mais comuns em mulheres e idosos.

 

Se tem dores nas articulações, deve evitar o café e alimentos como o tomate ou a beringela, carnes vermelhas e processadas, e farinhas refinadas. Largue o açúcar e todas as bebidas açucaradas, uma vez que estas podem desencadear inflamação nas articulações.

 

Faça exercício físico

O exercício físico é essencial para manter as articulações saudáveis, na medida em que ajuda a melhorar o equilíbrio e a controlar o excesso de peso. Os exercícios aquáticos, como a hidroterapia ou a hidroginástica, bem como os exercícios de baixo impacto (caminhadas ou bicicleta) e fortalecimento são os mais recomendados.

 

Fortaleça as articulações com produtos naturais

Os suplementos de cálcio atuam no fortalecimento dos ossos. Este mineral é responsável pela formação e manutenção da saúde da nossa estrutura óssea. Portanto, quem não consegue consumir a quantidade diária recomendada de cálcio através da alimentação, deve tomar um suplemento.

 

Se o cálcio é rei, existem ainda outros minerais e vitaminas fundamentais para fortalecer os ossos como o magnésio, que regula os níveis de cálcio disponíveis no organismo e ativa a absorção de vitamina D, responsável pela reconstituição óssea.

 

Além da vitamina D, é importante ingerir a quantidade adequada de vitamina C e K. A vitamina C é necessária para a produção de colagénio e tem propriedades anti-inflamatórias; a vitamina K é decisiva para a formação da osteocalcina, proteína que regula a entrada de minerais nos ossos.

 

A Viva Melhor reuniu estes minerais num só produto, o Calcitrin Md Rapid, que contribui para o aumento da densidade óssea e ajuda a repor os níveis de cálcio, diminuindo as dores nos ossos e articulações.

 

Deixe o tabaco

O tabagismo aumenta a inflamação dos tecidos, o que pode afetar as articulações e causar dores.

 

Dê descanso aos seus pés

Os saltos altos são um perigo, ao forçarem a concentração de praticamente todo o peso do corpo nos pés. Assim, provocam alterações ao equilíbrio, sobrecarregando as articulações.

 

Faça alongamentos e massagens

Pessoas que permanecem longos períodos sentadas têm mais probabilidade de vir a sofrer de dores nas articulações. Por isso, levante-se da cadeira e faça alongamentos a cada meia hora. As massagens regulares também são importantes, pois ajudam a relaxar os músculos e as articulações.

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