Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Plano de 20 dias para perder peso

22 Maio, 2018

Quer perder peso mas não sabe por onde começar? A Viva Melhor apresenta-lhe um plano alimentar de 20 dias e algumas sugestões que vão mudar a sua vida. Vai sentir-se uma pessoa diferente, de bem com a vida e mais leve!

Plano de 20 dias para perder peso

Antes de começar uma dieta, vai precisar de criar rotinas diárias. A disciplina é essencial para avançar com esta resolução. Portanto, veja atentamente estas recomendações antes de pôr em prática um novo plano alimentar. Mantenha estas práticas em dia mesmo após o fim do plano.

 

Recomendações

Começar o dia

É o momento de fazer a higiene oral e as necessidades fisiológicas. É importante que discipline o seu corpo a eliminar toxinas. Verifique diariamente o seu peso. Anote o resultado. Tome um copo de água morna. Em caso de lhe ter sido prescrito um medicamento, tome-o de acordo com instruções médicas.

Dois exercícios ao acordar (15 minutos)

Pare em frente a um espelho com os pés separados 15 cm e inspire suave e profundamente. Ao mesmo tempo, eleve os braços, abrindo-os lateralmente e juntando as mãos o mais alto que puder acima da cabeça. Expire suave e lentamente ao mesmo tempo que desce as mãos para a posição inicial. Repita 10 vezes.

 

Ponha as mãos em cima de uma cadeira e afaste os seus pés 40 cm. Gire suavemente o seu corpo alternadamente para a esquerda e para a direita. Repita 20 vezes.

Duche de aspersão

É recomendável que tome um banho diário de chuveiro, com água quente e sabão com poucos químicos. Alterne durante um minuto água fria com água quente.

Pequeno-almoço reforçado

É a refeição mais importante do dia. Não deve ser evitada por motivo nenhum. Deve ser estabelecido um horário fixo para a realização desta refeição, de modo a ter tempo para se sentar à mesa e comer com calma.

Deslocações a pé

Tente fazer sempre deslocações a pé no trajeto para o trabalho. Experimente deixar o carro estacionado mais longe. Se vai de transportes, saia uma paragem antes da mais próxima do seu local de trabalho.

Almoço diversificado e regrado

Cumpra um horário de almoço consistente. Coma lentamente e deguste os alimentos. Quanto mais variada for a sua comida, menor a quantidade que comerá. Não exagere nas porções. Limite-se a comer o que colocou no prato, não repita.

Caminhada pós-almoço

Se possível, faça uma caminhada de 20 minutos depois do almoço. É recomendável a realização de uma atividade ligeira depois de uma refeição.

Cumpra com metas no trabalho

Termine todo o trabalho para continuar com as atividades do dia. Não deixe nada pendente para o dia seguinte. Isto vai evitar preocupações e frustrações. Não leve os assuntos do seu trabalho para terminar em casa.

Fim do trabalho

Ao chegar a casa, vista-se com uma roupa cómoda para sair e caminhar. Use um calçado adequado para esta atividade. Leve sempre uma garrafa de água. Eleja um espaço com árvores onde possa respirar ar puro.

 

Inicie a caminhada suavemente e aumente depois o ritmo de forma natural. Caminhe entre 30 a 45 minutos diariamente. Se se sentir cansado diminua o ritmo, não pare.

 

É importante perguntar ao seu médico o tempo e a intensidade do exercício que deve realizar habitualmente.

Jantar ligeiro

Não se justifica ingerir quantidades semelhantes às outras duas refeições, pois as atividades a realizar são de repouso. Não coma alimentos muito açucarados e com muito sal e condimentos.

 

O suplemento alimentar de Crómio, da Viva Melhor, vai ajudá-lo a manter níveis normais de açúcar no sangue, uma preciosa ajuda para controlar o apetite por doces, nada recomendados nesta refeição.

Registo do dia

É recomendável recordar as coisas que se passaram durante o dia e guardar um registo escrito delas. Realce situações positivas. Relate se cumpriu ou não com a sua dieta e exercício. Escreva as suas dúvidas e observações num diário. Posteriormente, comente as suas anotações com o seu médico.

Ler um livro

Dispense tempo à leitura, que lhe permite conhecer o que os outros pensam e imaginar e partilhar os mundos que eles percecionam. Certifique-se de que as suas leituras contribuem para a edificação do seu caráter e ajudam-no a ser uma pessoa melhor. Vá depois dormir com uma roupa confortável.

 

Plano alimentar (20 dias)

Antes do plano alimentar que lhe propomos deve ter em conta que qualquer dieta de emagrecimento deve ser alvo de uma avaliação personalizada e individual por parte de um profissional especializado.

Primeira Semana

Na primeira semana, a alimentação consiste na ingestão de 400 ml de sumo de frutas de três em três horas. Em caso de necessidade, o último sumo pode ser substituído por um caldo antioxidante: coza vários legumes e tempere, não adicionando nenhuma gordura. Filtre e tome o caldo proveniente dos legumes cozidos.

 

Os sumos não podem ter açúcar ou adoçante e não podem ser processados. Nos intervalos entre as refeições, beba água. Antes de dormir, se preferir, pode ingerir uma chávena de chá sem açúcar ou adoçante.

 

A primeira semana destina-se a uma desintoxicação do organismo.

Segunda Semana

Na segunda semana, a alimentação consiste na ingestão de hortaliças, legumes, proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

 

Os legumes, por serem ricos em nutrientes, são essenciais para um metabolismo saudável. As proteínas impedem o colapso muscular, devendo ser ingeridas, no mínimo, três vezes por semana.

 

As gorduras devem ser ingeridas, no máximo, uma vez por semana, pois têm um maior índice calórico. A exceção é o azeite de oliveira extra virgem que, prensado a frio, deve ser usado diariamente no tempero das saladas.

 

Os hidratos de carbono devem ser cortados no mínimo em 70%. A sua ingestão deve ser proporcional à energia diária que o organismo necessita para se manter forte na prática de exercício físico.

Terceira Semana

Na terceira semana inicie uma dieta que já inclui alimentos integrais.

 

Se o seu objetivo for perder mais peso e estiver a sentir-se bem, volte a realizar o plano da primeira ou da segunda semana. Se o seu objetivo é manter o peso que alcançou, realize a dieta da terceira semana. O regime alimentar após a segunda semana irá depender do seu objetivo e do modo como se sente.

 

O plano alimentar diário e todas as receitas estão disponíveis no livro Viva Melhor – Sem excesso de peso e obesidade.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta