Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
808 202 026

Perigos do consumo de sal em excesso

3 Abril, 2018

Sabe os perigos que corre se consumir sal em excesso? Descubra já como reduzir o sal na sua alimentação, de uma forma simples e rápida. Leve a vida a sério e viva melhor!

Perigos do consumo de sal em excesso

O sal é um composto químico tipicamente formado por cloro e sódio e o seu controlo é muito importante, uma vez que a concentração certa no nosso organismo assegura o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos.

 

Os rins são os grandes responsáveis pelo equilíbrio dos níveis de sódio no organismo; mas casa um de nós é que é o verdadeiro responsável pela quantidade de sal que ingere.

Tome nota: Mais de 75% do sódio de que necessitamos existe nos próprios alimentos. Portanto, só temos necessidade de adicionar uma pequena parte para completar as necessidades diárias do nosso organismo.
 

Qual a dose diária recomendada?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5g. Em média, os portugueses consomem o dobro.
 

Quais são os principais malefícios do sal?

Hipertensão

Se ingerirmos sal em excesso, o corpo irá reter mais água para manter o equilíbrio. Consequentemente, o volume de sangue em circulação aumenta e, assim, sobe também a tensão arterial.
 
Para reduzir a tensão arterial devemos ingerir fruta, legumes e hortaliça, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas (especialmente nozes), sementes, produtos lácteos magros, carnes magras e peixe. De fora ficam as gorduras saturadas e o colesterol, assim como os doces e bebidas açucaradas.

Cancro do Estômago

O consumo de sal e a prevalência de cancro de estômago caminham de mãos dadas. A medicina ainda não descobriu se isto acontece porque o sal é consumido através de alimentos (carne e derivados) que para além de salgados são também carcinogénicos ou se, por outro lado, o excesso de sal consumido decorre de um consumo exagerado de álcool, nocivo para o sistema digestivo.

Ganho de Peso

O consumo de sal aumenta o apetite, estimulando ainda a ingestão de outros líquidos que não bebidas simples, isto é, bebidas açucaradas ou alcoólicas.

Assim que decida reduzir o sal presente na sua alimentação, descubra as receitas que a Viva Melhor preparou para si no livro «Viva Melhor… com a cozinha saudável».

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta