Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
808 202 026

Osteoporose: causas e tratamentos

15 Janeiro, 2020

A osteoporose está associada ao envelhecimento. Contudo, os maus hábitos também são preponderantes para o aparecimento da doença, entre eles o sedentarismo, alimentação desequilibrada e o consumo de bebidas alcoólicas. Viva Melhor recomenda-lhe tratamentos naturais para aliviar e prevenir esta doença

Osteoporose: causas e tratamentos

Conhece o velho ditado popular: “Mais vale prevenir do que remediar?” Aplica-se a múltiplas situações na nossa vida e os nossos ossos não são exceção.

A osteoporose está associada ao envelhecimento, uma vez que com o decorrer dos anos o organismo perde gradualmente a sua capacidade de metabolizar e de absorver o cálcio. Contudo, alguns hábitos de vida também são preponderantes na ocorrência da osteoporose, entre eles o sedentarismo, alimentação desequilibrada e o consumo de bebidas alcoólicas.

Viva Melhor recomenda-lhe tratamentos naturais para aliviar e prevenir esta doença.

Causas

A osteoporose é uma doença muito relacionada com o envelhecimento, sendo mais frequente incidir nas mulheres após os 45 anos devido à menopausa. Para além disto, outras causas que podem favorecer a osteoporose são a disfunção na tiroide, deficiências de cálcio e vitamina D, uma alimentação pobre nutricionalmente e o consumo de bebidas alcoólicas.

Tratamento

O tratamento para a osteoporose é feito através do uso de medicamentos que estimulem a produção de massa óssea, contudo a ingestão equilibrada de cálcio e de vitamina D, através de uma alimentação rica ou de suplementos, a prática de atividade física, como caminhar, hidroginástica e a dança, também são meios eficazes para combater os sintomas da osteoporose.

Viva Melhor sugere tratamentos naturais que promovem a atenuação e retardam o aparecimento da osteoporose.

Tratamentos naturais para a osteoporose:

Hortaliças:

  • Agrião: sumo diluído em água. Tomar 1 copo de manhã, em jejum.
  • Brócolos: Incluir na alimentação brócolos cozidos em vapor e temperados com azeite e sal.
  • Couve: Sumo diluído em água. Tomar 1 copo, 30 minutos antes do almoço.
  • Pepino: Incluir liberalmente nas refeições. Obs: Não colocar sal na salada de pepino.
  • Soja: Beber um copo de leite de soja todas as manhãs.

Frutas:

  • Açaí: Sumo natural. Tomar 1 copo 3 vezes por semana.
  • Amêndoa: Tomar 3 chávenas ao dia, de leite de amêndoas.
  • Castanha-de-caju: Comer 6 unidades após as refeições.
  • Castanha-do-Pará: Comer 6 unidades após as refeições.
  • Uva: Comer uvas 1 vez por semana.

Prevenção

A ingestão suficiente de cálcio e vitamina D, bem como a prática de exercício físico, assumem uma função imprescindível para a saúde dos seus ossos em todas as etapas da nossa vida.

Não podemos de todo descurar a alimentação, devemos zelar por uma alimentação rica em cálcio, sendo que os adultos necessitam, diariamente, uma quantidade entre os 800 e 1000 mg por dia. Produtos lácteos (magros) como o leite, o iogurte e o queijo; os legumes verdes, alguns cereais e o pão integral.

Deve-se evitar, tanto quanto possível, as bebidas com gás e regimes alimentares com poucas proteínas, dado que é fundamental garantir a produção de colagénio nos ossos.

Praticar exercício físico correto. O ideal é começar o mais cedo possível e não esperar pelos 50 anos. A natação tem uma ação muito eficiente a nível muscular, mas não estimula o metabolismo ósseo. Exercícios como a marcha, o jogging ou uma simples caminhada são tremendamente eficazes.

Exponha-se, com alguma regularidade e moderadamente, ao sol. Os raios solares asseguram a síntese da vitamina D no nosso organismo. Vitamina essa que é fundamental na absorção de cálcio.

Consumir álcool com moderação e deixar o tabaco de lado.

Evitar as quedas, pode passar por medidas tão simples como evitar locais mal iluminados ou pavimentos molhados, preferir calçado com revestimento em borracha ou retirar tapetes de locais de passagem constante.

Calcitrin para o normal funcionamento dos ossos e articulações

Para a melhor prevenção da osteoporose, Viva Melhor recomenda-lhe a toma diária de Calcitrin, fórmula única com CAD3, Magnésio e Vitamina C, que contribui para a normal absorção do cálcio e fósforo, contribuindo também para o normal funcionamento dos ossos e formação de colagénio para o funcionamento das cartilagens.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta