808 202 026

Obesidade: principais problemas e como prevenir

11 Outubro, 2021

A obesidade afeta milhares de portugueses. A Viva Melhor recomenda o Livro Medicina do Lar que o ajuda a conhecer que hábitos saudáveis se deve cultivar para combater os problemas de saúde associados ao excesso de peso.

A obesidade é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e em Portugal. Segundo um estudo de 2019 apresentado pela Global Burden Disease, mais de metade da população adulta em Portugal (53,6%) tem excesso de peso e a obesidade afeta já 1,5 milhões de portugueses.

A obesidade, que resulta de fatores hereditários e fisiológicos junto de uma má alimentação e pouca atividade física, pode causar graves problemas de saúde. Mas a boa notícia é que perder peso pode prevenir os problemas de saúde associados à obesidade e uma dieta mais saudável, aumento da atividade física e mudanças de comportamento contribuem para a perda de peso.

Principais problemas da Obesidade

Pessoas que sofrem de obesidade têm mais chances de desenvolver problemas de saúde sérios, como:

Doenças cardíacas e enfartes

A obesidade pode provocar tensão alta e níveis anormais de colesterol, que são fatores de risco para doenças cardíacas e enfartes.

Diabetes tipo 2

A obesidade pode afetar a forma como o corpo usa insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isto aumenta o risco de diabetes.

Cancro

A obesidade pode aumentar o risco de alguns cancros, como o cancro do útero, do cérvix, do endométrio e dos ovários, da mama, do reto, da próstata e ainda, do esófago, do fígado e do pâncreas.

Problemas digestivos

A obesidade pode causar doenças da vesicula biliar e do fígado.  

Apneia do sono

Pessoas obesas tendem a sofrer de apneia do sono, que é um distúrbio no qual a respiração para e começa repetidamente durante o sono.

Artrite

A obesidade faz com que as articulações tenham de suportar muito peso, e isso pode levar a complicações nas articulações como a artrite.

Agravamento dos sintomas da COVID-19

A obesidade aumenta o risco de desenvolver sintomas graves se infetado com a COVID-19. Pessoas com casos graves de COVID-19 podem precisar de tratamento em unidades de cuidados intensivos e a assistência de máquinas para respirar.

A obesidade pode também diminuir a qualidade de vida e levar a problemas relacionados com a imagem e vida social e profissional, como depressão, isolação social e fraco desempenho profissional.

Como combater a Obesidade

Existe uma infinidade de mudanças pequenas, mas significativas, que se podem tomar para combater a obesidade, tais como:

Evitar alimentos processados

O consumo de alimentos processados está associado ao aumento de risco de obesidade. Alimentos processados são alimentos que são submetidos a adição de açúcares, sal, óleos, gorduras, corantes, conservantes, entre outros aditivos químicos. Para conseguir uma alimentação saudável é importante introduzir alimentos integrais e frutas e vegetais frescos nas refeições.

Manter-se ativo

Uma alimentação saudável juntamente com a prática de atividade física são a fórmula ideal para diminuir o risco de obesidade. Fazer exercício, mesmo moderadamente, ajuda a perder peso. Atividades como caminhadas, dança ou até mesmo correr e natação ajudam a queimar gordura e aumentar massa muscular.

Reduzir o tempo à frente do ecrã

Hoje em dia, é normal passar muito tempo colado ao ecrã, quer seja a jogar no telemóvel ou a ver vídeos e séries no YouTube ou Netflix. Mas quanto mais tempo se passa à frente do telemóvel, computador ou televisão, menos oportunidades existem para se manter ativo.

Dormir horas suficientes

Sofrer de insónias pode levar à obesidade. As pessoas que não dormem o suficiente ficam muito cansadas para exercitarem e ainda podem consumir mais calorias, simplesmente porque ficam mais tempo acordadas e têm mais oportunidades para comer.

Consultar um médico

Visitas ao médico devem ser feitas regularmente e não só por necessidade. Quem sente que está sob risco de ficar obeso deve visitar um médico para poder avaliar o seu estado de saúde atual e discutir opções de perda de peso.

Livro Medicina do Lar pode ajudar a mudar a sua dieta

O Livro Medicina do Lar é guia indispensável para conhecer melhor o que deve comer, quais os riscos de uma dieta errada, como prevenir doenças, como tratar e minorar efeitos de doenças comuns, e aprender que hábitos saudáveis deve introduzir e como aumentar a sua qualidade de vida. 

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta