808 202 026

Obesidade: medidas para combater a doença

11 Novembro, 2020

Em Portugal, quase metade da população tem excesso de peso e quase um milhão de adultos sofre de obesidade. Conheça as causas e saiba como deve combater esta doença.

Obesidade: medidas para combater a doença

A obesidade é uma doença crónica caracterizada pela excessiva acumulação de massa gorda (gordura corporal ou tecido adiposo) em relação à massa magra (músculo, ossos e órgãos), e pelo aumento de peso correspondente, associado a distúrbios hormonais ou de saúde, mais propriamente perturbações do funcionamento glandular endócrino.

A obesidade afeta de forma negativa a longevidade e qualidade de vida, sendo fator de risco para o desenvolvimento e/ou agravamento de outras patologias, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, cancro da mama ou osteoartrite.

Adotar um estilo de vida saudável com uma alimentação rica em legumes e verduras, rotinas de sono e prática de exercício físico são essenciais para uma perda de peso controlada que contribua para o seu bem estar e felicidade.

Causas da obesidade

A obesidade pode ser causada por vários fatores (ambiental, metabólica ou genética) e pode ter influências culturais, psicológicas e comportamentais. Normalmente, ocorre quando o número de calorias ingeridas é superior às que são gastas. Quando isto acontece, o corpo armazena as calorias extras sob a forma de massa gorda. Existem, no entanto, outros fatores de risco:

  • Alimentação rica em cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas; 
  • Sedentarismo;
  • Stress;
  • Histórico familiar;
  • Distúrbios hormonais;
  • Doença subjacente;
  • Parar de fumar.

Sintomas da obesidade

O sintoma mais evidente da obesidade é o excesso de peso, associado a limitações de movimento e, frequentemente, degenerações nas articulações (artroses) na coluna vertebral, na anca, nos joelhos e nos tornozelos.

A obesidade é também responsável por causar fadiga, mal-estar, ansiedade, depressão, declínio cognitivo e demência.

Tratamento e prevenção da obesidade

Alimentação

Uma das regras mais importantes para evitar o excesso de peso e obesidade é adotar uma dieta equilibrada e variada com alimentos ricos em fibras e refeições de cereais integrais, legumes, verduras, peixe e fruta. Corte nos açúcares e gorduras saturadas presentes, por exemplo, nas gorduras processadas industrialmente, carnes vermelhas, manteiga e laticínios gordos.

Assim, antes de iniciar a sua dieta, é preciso conhecer os alimentos, saber que tipo de nutrientes está a fornecer ao seu organismo e qual o seu perfil calórico. O cacau, chá verde, maçã, beringela, brócolos, gengibre, e até a canela, são alimentos que previnem a inflamação e que auxiliam na perda de gordura. Por outro lado, tudo o que forem produtos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas e o próprio café, milho ou os lacticínios devem ser postos de parte ou mesmo eliminados.

Sobre o gengibre, planta que promove o emagrecimento de forma saudável, Viva Melhor aconselha a leitura do artigo Gengibre: o melhor aliado para a perda de peso.

Refeições

Prefira aumentar o número de refeições – comer a cada 3 a 4 horas –, mas com menor quantidade de comida. Pois, mesmo os bons alimentos, quando em excesso, são prejudiciais ao organismo.

Coma devagar, mastigue bem os alimentos e respeite a sensação de saciedade. Evite as sobremesas e doces no final das refeições.

Se fizer três refeições diárias, não coma doces, bombons, chocolates e salgados nos intervalos.

Água

Ingira 2 litros água por dia. A água é um ingrediente fundamental na dieta que auxilia na absorção de nutrientes e transporta as vitaminas por todo o organismo. Evite beber líquidos de sumos artificiais e refrigerantes, contêm muita glicose. Substitua-os por sumos naturais de frutas frescas e de legumes crus ou chá de 10 Ervas.

Não ingira líquidos durante as refeições. Tome um copo de água pelo menos meia hora antes das refeições. Dessa forma, a bebida vai ajudar a limpar o trato intestinal para uma digestão saudável.

Desporto

Mantenha-se ativo e pratique exercício físico com regularidade. O ideal é a prática diária de exercício, mas se não existir essa disponibilidade, faça-o, pelo menos, três vezes por semana e, no mínimo, meia hora por sessão.

Exercícios aeróbicos, como o ciclismo, a dança ou a corrida, devido a serem de intensidade moderada, podem ser mantidos durante mais tempo. Comece devagar e aumente a intensidade e o tempo de forma gradual. Caminhadas ao ar livre e saltar à corda também são recomendados. Mas atenção: por ser um exercício que exige mais condição física e um pouco de coordenação, inicie devagar.

Sempre que possível, desloque-se a pé e tenha boas rotinas de sono – entre 8 a 10 horas diárias.

Sumos contra a obesidade

Tomate – sumo puro, tomar 250 ml de manhã, em jejum.

Cenoura – Beber um copo de sumo de cenoura ao pequeno-almoço.

Beringela – bater no liquidificador 1 beringela em 1 litro de água, coar, acrescentar 2 limões e beber esta mistura durante o dia.

Kit Emagreslim é um poderoso aliado para a perda de peso

O suplemento alimentar Emagreslim ajuda a potenciar os resultados da dieta e a alcançar o peso corporal desejado. O kit inclui ainda o Drenante Emagreslim Gel e o Redutor de Tripla Acção Emagreslim, preciosos parceiros na eliminação de gordura e obtenção da linha ideal.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta