Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Menopausa: o que precisa de saber para viver melhor

27 Junho, 2018

A menopausa é um estágio natural da vida da mulher e todas passam por ela. Embora seja normal, a menopausa tem complicações e está associada a uma grande carga emocional. Para a ajudar, a Viva Melhor reuniu as principais dúvidas. Confira

Menopausa: o que precisa de saber para viver melhor

Menopausa é a cessação natural da menstruação, causada pelas mudanças fisiológicas e hormonais no corpo da mulher. Geralmente ocorre por volta dos 45 anos.

 

Nalguns casos, essa passagem ocorre de forma tranquila, noutros os transtornos são tantos e tão fortes que chegam a ser confundidos com problemas mais graves.

 

A menstruação pode desaparecer bruscamente ou ir diminuindo até que finalmente cessa. A aproximação da menopausa é acompanhada de melancolia, depressão, irritabilidade, falta de ar e sensação de calor.

 

Descubra a verdade sobre os mitos mais comuns do fim da menstruação e descubra como ultrapassar esses males, que felizmente são de curta duração.

Mitos sobre a Menopausa

Existem formas de retardar a menopausa?

O climatério e a menopausa não são doenças e, ao contrário do que muita gente pensa, devem ser tratadas para que a mulher possa ter qualidade de vida assegurada. Uma dieta adequada, a prática de atividades físicas e evitar o desgaste do dia-a-dia moderno são medidas importantes para atravessar este período com o mínimo de sintomas possíveis.

A data da primeira menstruação influencia no término?

A única associação confirmada por estudos científicos é a de que mulheres obesas podem ter a última menstruação mais tarde. Hábitos alimentares e estilo de vida podem interagir com a herança genérica para determinar a idade da menopausa.

Uma mulher com 40 anos já não engravida?

Apesar de existir uma redução da fertilidade a partir dos 35 anos, a mulher é fértil até à menopausa. No entanto, a produção de óvulos vai-se tornando mais escassa e a qualidade é inferior. Para que uma mulher na pós-menopausa possa engravidar deve ser rigorosamente avaliada por uma equipa médica e ser informada de todos os riscos que podem advir de uma gravidez tardia, tais como falhas genéticas e doenças associadas inerentes à idade.

Os sintomas da menopausa só ocorrem depois dos 50?

Não. Um dos primeiros sinais do climatério é a irregularidade menstrual. Varia de mulher para mulher, mas, normalmente, começa por volta dos 45 anos e só termina dois a três anos após a menopausa.

As unhas, a pele e o cabelo sofrem modificações durante a menopausa?

Com a menopausa, ocorre a desidratação da pele e a produção de colagénio diminui. A pele fica mais fina, aparecem mais rugas, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis e a cicatrização da pele torna-se mais lenta. Pode ocorrer a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.

Alimentação saudável é fundamental

Uma boa alimentação é fundamental em qualquer fase da vida. Mas na menopausa, torna-se essencial adotar uma dieta pobre em gorduras e açúcares e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos.

 

É importante privilegiar alimentos ricos em vitaminas C, E, D3, zinco, selênio, ácido fólico, cálcio, proteínas com alto valor biológico e os chamados fitonutrientes, que são os isoflavonóides da soja.

 

Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, chás, café e o cigarro contribui para amenizar os sintomas da menopausa.

A preciosa ajuda dos suplementos alimentares

A Viva Melhor desenvolveu suplementos alimentares que a podem ajudar a ultrapassar a Menopausa da melhor forma possível.

 

O Calcitrin MD Rapid, com uma fórmula única com CAD3, Magnésio e Vitamina C, vem contribuir para a normal absorção/utilização do cálcio e fósforo, mantendo uma manutenção dos ossos normal.

 

Colagénio + Vitamina C, uma fórmula de elevada qualidade para o cuidado dos ossos, das articulações e da pele, que ajuda a conservar a produção de colagénio do corpo.

  • Calcitrin MD Rapid 60 comprimidos – Ossos e articulações

    27,00  IVA incl.
    Comprar
  • Viva Collagen 30 comprimidos – Articulações e Pele

    9,00  IVA incl.
    Comprar

Exercício físico como aliado

A prática de exercícios físicos moderados auxilia o corpo a reagir à menopausa, fortalecendo os músculos, ossos e sistema cardiorrespiratório.

 

Praticar atividade física também ajuda a evitar o acúmulo de gordura, reduzir a tensão arterial e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

 

A Viva Melhor recomenda-lhe que faça caminhadas matinais descalça sobre a relva fria, para tonificar os nervos.

 

Siga estes e outros conselhos, no Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar, um guia com informações simples sobre como tratar e minorar efeitos de doenças comuns, ter hábitos saudáveis e aumentar a sua perspetiva de vida.

  • Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar

    39,00  IVA incl.
    Comprar

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta