Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Mel: remédio milenar no combate contra doenças

11 Dezembro, 2018

O mel é apreciado pelo seu sabor doce e benefícios para a saúde, onde funciona como antibacteriano, capaz de impedir o crescimento ou destruir microrganismos, protegendo o organismo contra doenças. Saiba quais neste artigo que preparámos para si.

Mel: remédio milenar no combate contra doenças

Nos tempos antigos consumia-se muito mel, visto como um alimento que nos dava vida e longevidade. No entanto, com a descoberta do fabrico de açúcar a partir de beterraba ou de cana, o mel caiu em desuso. Essa substituição trouxe malefícios para o homem, uma vez que o mel é, na alimentação e saúde, superior ao açúcar refinado.

 

Nos primeiros 15 minutos, é absorvido mais rapidamente do que todos os outros sacarídeos, com excepção da glicose, e tem a vantagem de não inundar o sangue de açúcar.

A cura através do mel

Os próprios médicos têm vindo a reconhecer os benefícios do mel e a sua capacidade de ajudar na cura de inúmeras doenças, prolongando a vida. O mel tem propriedades diuréticas, laxantes, calmantes, desinflamantes, desinfetantes, expetorantes, e é um excelente tónico para o seu cérebro.

 

O mel misturado com a argila e cebola ralada é eficaz para os tumores. Se tiver feridas e úlceras externas, pode aplicar compressas de mel e farinha.

 

Já em relação à boca e garganta, se tiver dores, irritação ou inflamação, pode gargarejar com mel diluído em água. Contra as aftas da boca, faça gargarejos de mel diluído em vinagre.

 

Graças ao ferro orgânico que contém, o mel também é ótimo para quem tem anemia. Se for o seu caso, tome 3 colheres de mel escuro ao dia.

 

Se tiver cãibras, sobretudo nas pernas e nos pés, pode combatê-las tomando 2 colheres de chá de mel a cada refeição.

 

Para as insónias, o mel revela-se um calmante do sistema nervoso. Se padecer desse mal, tome uma colher de mel diluído num copo de água ao deitar-se.

 

O mel é um ótimo remédio se tiver problemas de prisão de ventre, visto ser levemente laxativo. Tome, de manhã ao levantar-se e à noite ao deitar-se, um ou dois copos de água, preferivelmente morna, adoçada com uma colher de mel.

 

Para as queimaduras, o mel deve ser aplicado sobre as mesmas, fazendo com que as dores sejam aliviadas, ao mesmo tempo que previne a formação de bolhas e cura com rapidez a parte queimada.

 

Para a sinusite e nariz entupido, aconselha-se a que mastigue um bocado de favo de mel (mais ou menos do tamanho de uma pastilha elástica), de hora a hora, devendo fazer umas 4 a 6 mastigações ao dia, durante 15 minutos.

Para além de poder incluir o mel na sua alimentação e cuidados de saúde, recomendamos o Fortymun C, para um reforço completo do sistema imunitário. Este suplemento alimentar Viva Melhor é composto por Geleia Real (estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo), Própolis (utilizada como medicamento popular no tratamento de feridas e infeções) e Equinácea (muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e constipações.)

 

Estas e outras dicas estão disponíveis no nosso livro: Viva Melhor com a Medicina do Lar.

 

 

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta