Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Limão e o seu poder terapêutico

10 Abril, 2018

O limão ajuda a emagrecer e a evitar problemas de coração e circulação. Melhora o sistema imunitário e é um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir doenças que surgem porque o organismo está enfraquecido e cheio de toxinas.

Limão e o seu poder terapêutico

O consumo diário e regular do limão é um verdadeiro elixir da vida. O seu potencial de alcalinizar o sangue acontece imediatamente após a sua ingestão, quando os citratos agem como neutralizantes da acidez do nosso organismo, comum quando a alimentação e os hábitos não são saudáveis.

 

Uma alimentação repetidamente inadequada desenvolve um sangue continuamente ácido, propicio para o desenvolvimento de muitas doenças, nomeadamente cardiovasculares, artrites, diabetes ou cancro.

 

Assim, para prevenir doenças, ou mesmo tratar, é necessário consumir diariamente alimentos que alcalinizem o sangue, como o limão, favorecendo o equilíbrio metabólico e a eliminação dos seus resíduos tóxicos.

 

Para além disso, é um alimento que ajuda a emagrecer e a manter o peso alcançado de forma definitiva.

 

Benefícios do sumo de limão

Auxilia a digestão

É um auxiliar digestivo devido à sua elevada concentração de ácido cítrico. Quando ingerido como primeira bebida da manhã, atua como tónico do fígado e estimula-o a produzir bílis, preparando para digerir os alimentos ao longo do dia.

Ajuda na perda de peso

É rico em pectina, uma fibra que ajuda na perda de peso e na manutenção do mesmo. Quando digerida, esta fibra transforma-se num gel viscoso que impede o estomago de absorver, de forma rápida, os açúcares, o que irá fazer com que a pessoa se sinta saciada durante um maior período de tempo e coma menos. A pectina também ajuda a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol e açúcar.

Fortalece o sistema imunitário

Os limões são ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. Cerca de 90% da sua constituição é Vitamina C (ácido ascórbico), que tem efeitos anti-inflamatórios e é usado em casos de asma e outras doenças respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

Equilibra os níveis de pH

Os ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados, permitem que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo, prevenindo as doenças  que apenas ocorrem quando o pH está ácido. Beber limão regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico, uma das principais causas de dores e inflamações.

 

A Terapia do Limão

A terapia do limão, que visa melhorar a digestão, estimular o metabolismo e incentivar a perda de peso, deve ser feita em jejum (não deve adicionar água nem açúcar). O sumo de limão deve ser feito na hora e ingerido puro. A forma de proceder neste tratamento é a seguinte:

 

No primeiro dia, comece por beber o sumo de um limão. No segundo dia, beba o sumo de dois limões, aumentando um limão em cada dia até perfazer dez limões. Depois vai diminuindo um limão por dia até chegar a um limão no 19º. Efetue uma pausa de tempo igual para iniciar uma segunda cura, caso ainda necessite. Em baixo encontra-se uma tabela com o modo de realizar a terapia.

 

1º – 1 limão = 30 ml
2º – 2 limões = 60 ml
3º – 3 limões = 90 ml
4º – 4 limões = 120 ml
5º – 5 limões = 150 ml
6º – 6 limões = 180 ml
7º – 7 limões = 210 ml
8º – 8 limões = 240 ml
9º – 9 limões = 270 ml
10º – 10 limões = 300 ml
11º – 9 limões = 270 ml
12º – 8 limões = 240 ml
13º – 7 limões = 210 ml
14º – 6 limões = 180 ml
15º – 5 limões = 150 ml
16º – 4 limões = 120 ml
17º – 3 limões = 90 ml
18º – 2 limões = 60 ml
19º – 1limão = 30 ml

 

Atenção:

  • Tome sempre 30 a 60 minutos antes da primeira refeição da manhã. Em caso de dividir, tome 30 minutos do almoço e depois do jantar.
  • 2 colheres de sopa ou 30 mls é a quantidade exata e conta como um 1 limão.
  • Escolha limões maduros, macios, com a casca brilhante e lisa.
  • A beber o sumo de limão, use uma palhinha para não prejudicar o esmalte dos dentes.
  • Esta terapia pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive crianças, que no caso devem consumir a metade da quantidade de um adulto.
  • Durante esta terapia, podem ocorrer dores articulares, erupções, diarreia, acne, diminuição da tensão arterial e outras disfunções. A pessoa não deve interpretar estes sintomas como indícios de intolerância e desistir do tratamento.
  • A terapia deve ser suspensa apenas de for constada a existência de úlcera gástrica, uma vez que a mesma está contraindicada neste caso.
  • Se a pessoa sofrer de hipotensão arterial, só deve fazer a terapia de 1 até 6 limões.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta