Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Insónias: receitas de chás para uma noite tranquila

30 Julho, 2019

A Viva Melhor partilha algumas receitas de chás para tranquilizar o seu organismo e desfrutar de uma boa noite de sono.

Insónias: receitas de chás para uma noite tranquila

O sono é fundamental para o nosso bem-estar físico e psíquico. No entanto, muitos são os que padecem de noites sem dormir. Não é fácil lidar com o dia a dia quando este nos consome com as suas várias atrocidades: stress no trabalho, tempo de espera no trânsito, tomar conta dos filhos. Estas situações e muitas mais contribuem para o surgimento de stress, depressão e ansiedade.

Este distúrbio do sono pode ser agudo – durar dias ou semanas – ou crónico – duração superior a um mês –, dependendo das causas.

A insónia pode ser considerada primária quando é a única doença ou secundária quando é um sintoma ou um efeito colateral de outra doença: estimulantes ou agentes viciantes (cafeína, álcool e nicotina), situações incómodas, stressantes e traumáticas, trabalhos por turnos ou mudanças na rotina do sono, ambientes inadequados (com excesso de luzes, barulhos ou cheiros desagradáveis), menopausa, problemas da tiroide ou digestivos, dificuldade em respirar ou problemas de saúde crónicos como a asma, Alzheimer ou doença de Parkinson. A insónia é recorrente sobretudo nas mulheres – após a menopausa – e nos idosos.

Sintomas

Os sinais e sintomas refletem-se na sonolência durante o dia, falta de energia, cansaço, fraqueza, mau humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, aprendizagem e memória, reflexos mais lentos, depressão e ansiedade.

Prevenção

A melhor forma para prevenir e tratar as insónias é criar rotinas, deitando-se sempre à mesma hora e num ambiente tranquilo, escuro e silencioso. Pratique exercício físico e faça meditação.  Evite estimulantes  – especialmente à tarde/noite – e tudo aquilo que possa afetar o seu bem-estar físico e psicológico. Não jante demasiado tarde e, antes da hora de deitar, procure fazer uns minutos de relaxamento, sem computadores nem telemóveis. É importante saber distanciar a sua mente dos problemas que lhe causam stress e ansiedade. Acabe com os maus hábitos e opte por momentos que dêem sossego e tranquilidade à sua mente: ler, ouvir música ou tomar um banho quente.

Tratamento

Os medicamentos, embora possam ajudar, têm efeitos secundários, como a dependência psicológica, demência ou lesões. Procure, ao invés, apostar no consumo de chás e ervas medicinais como a camomila, maracujá e lavanda.

A ingestão de chá de plantas com ação sedativa, como a erva-cidreira, a valeriana, a verbena, a hortelã-pimenta, a passiflora, as folhas e talos de alface e as raízes de angélica são excelentes formas para tranquilizar o seu sistema nervoso.

Assim, antes de se deitar, prepare um chá para estabelecer o equilíbrio do seu organismo e suprimir as insónias. O Viva Melhor dá-lhe algumas sugestões para preparar chás saborosos e benéficos para a sua saúde. Atenção, estes tratamentos não dispensam ou substituem o acompanhamento especializado. Informe-se com o seu médico.

Chás para as insónias

Receita nº1

  • Ingredientes: 30 gramas de raiz da angélica

20 gramas de raiz de ginseng

  • Preparação: Prepara em decocção durante 2 minutos, seguida de uma infusão de 10 minutos. Beba uma chávena antes de se deitar

Receita nº2

  • Ingredientes: 20 gramas de raiz triturada de valeriana

                       20 gramas de folhas e flores de passiflora

                       20 gramas de planta seca de hipericão

  • Preparação: Prepare em infusão durante 10 minutos. Pode adoçar com mel. Beba uma chávena meia hora antes de ir dormir

Receita nº3

  • Ingredientes: Folhas de alface com os talos

Flores e folhas de tília

Flores e folhas de Lúcia-lima

  • Preparação: Prepare em decocção durante 10 minutos. Beba uma chávena à noite antes de se deitar.

Outras medidas:

Mel – tome 2 colheres de sopa 30 minutos  antes de se deitar.

Hortaliças

  • Alface – chá com folhas e talos (40g para ½ litro de água). Tomá-lo frio, 1 copo 5 vezes ao dia. À noite, aquecer o chá, adoçá-lo com mel e tomar 2 chávenas.
  • Alho – Amassar 1 dente de alho e deixar de molho num copo de água durante 6 horas. Tomar água de alho durante o dia, dividida em 2 porções.
  • Cebola – Chá (50g para 1 litro de água). Tomar 1 chávena, 1 hora antes de se deitar.

Frutas

  • Laranja – Chá folhas de laranjeira (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 chávenas ao dia, adoçado com mel.

Hidroterapia – faça um escalda-pés durante 20 minutos.

O essencial é adotar um estilo de vida saudável, distante de situações que provoquem ansiedade. Procure evitar o álcool, o tabaco e o café e todas as substâncias excitantes do sistema nervoso.

A adoção de uma dieta equilibrada rica em vitaminas e sais minerais (legumes crus e cozidos, cereais integrais e fruta da época) acompanhada de exercício físico 2 ou 3 vezes por semana, pode ajudar a melhorar a sua saúde e oferecer-lhe noites descansadas. Repouse, desfrute de momentos de lazer e Viva melhor!

Pode encontrar estas e outras receitas no livro Viva Melhor Saúde, Vigor e Longevidade.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta