Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Hidroginástica: conheça os 5 maiores benefícios

17 Maio, 2018

Se está convencido que a hidroginástica é desporto para seniores desengane-se. Este exercício aeróbico leve pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. Conheça os cinco principais benefícios.

Hidroginástica: conheça os 5 maiores benefícios

A hidroginástica reduz o risco de lesões, melhora a condição cardiorrespiratória e o fortalecimento muscular. Mas não se fica por aqui. Perceba melhor os cinco principais benefícios:

Ajuda a emagrecer

Por ser uma atividade física dentro de água (mais resistente que o ar), os exercícios tornam-se mais difíceis ou pesados, podendo queimar até 400 calorias por hora, dependendo da intensidade e do tempo da aula.

Tonifica os músculos

A redução da força gravitacional permite uma maior flexibilidade do corpo e um aumento da resistência muscular. Os movimentos da água ajudam a exercitar os músculos da barriga, a manter uma correta postura corporal e o alinhamento da coluna.

Melhora a condição cardiovascular

A pressão que a água exerce sobre o nosso corpo (pressão hidrostática) promove a estimulação da circulação periférica e o regresso do sangue ao coração (retorno venoso), contribuindo para um melhor trabalho cardíaco.

Promove a coordenação e reabilitação motora

A hidroginástica é muito utilizada com objetivos fisioterapêuticos e de reabilitação funcional, sendo muito eficaz para corrigir problemas de postura e desvios da coluna. O exercício físico dentro de água mostra-se seguro nos casos de lombalgias, hérnias discais, artroses e reumatismo.

Fortalece a saúde mental

A hidroginástica melhora a respiração (pela necessidade de inspirações mais profundas) e promove uma sensação de bem-estar. Os exercícios dentro da piscina são também muito relaxantes, tendo a água o poder de aliviar a tensão nos músculos.

 

Recomendação

Se pretende ver resultados no curto prazo, recomenda-se que pratique este desporto, pelo menos, três vezes por semana.

 

Pode consultar mais conselhos e atividades físicas no livro Viva Melhor Atividade Física.

Veja também: