808 202 026 (Custo de chamada local)

Fatores de risco e prevenção do colesterol elevado

8 Novembro, 2023

Colesterol elevado é responsável por um terço das doenças cardiovasculares e afeta cerca de um quarto da população portuguesa. Viva Melhor recomenda Colesterix, suplemento alimentar que contribui para a normal manutenção dos níveis de colesterol.

Prevenção do colesterol elevado

O colesterol distingue-se em dois tipos: o HDL, também designado como colesterol “bom”, que impede o colesterol LDL (colesterol “mau”) de se armazenar nas paredes das artérias, contribuindo para reduzir o risco de enfartes do miocárdio ou de Acidentes Vasculares Cerebrais.

Por outro lado, o LDL em níveis elevados pode aumentar o risco de estreitamento dos vasos sanguíneos, sendo responsável por provocar doenças cardíacas ou cerebrais.

Fatores de risco do colesterol elevado

O colesterol elevado está associado a fatores de risco que contribuem para a produção de colesterol LDL:

Dieta rica em gorduras saturadas

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordurosas, produtos processados ou fast food, contribui para o aumento dos níveis de colesterol LDL, que se pode acumular nas artérias e provocar doenças cardiovasculares e cerebrais.

 

Falta de exercício físico pode causar colesterol

A falta de exercício físico está associada a níveis elevados de colesterol LDL e baixos de HDL. A atividade física ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, promovendo o colesterol “bom” e inibindo o colesterol “mau”.

Tabagismo é responsável por danificar os vasos sanguíneos

O tabagismo é responsável por danificar os vasos sanguíneos e por reduzir os níveis de colesterol HDL. O colesterol HDL atua como um agente de limpeza nas artérias, o que significa que fumar diminui a capacidade do organismo em eliminar o colesterol “mau”, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Obesidade e excesso de peso aumentam colesterol

A obesidade e excesso de peso significam geralmente elevados níveis de colesterol LDL. O excesso de gordura corporal pode aumentar a produção de colesterol pelo fígado e diminuir a capacidade de o corpo eliminar o colesterol “mau” do sangue.

Genética pode influenciar colesterol elevado

Apesar de os fatores de risco acima descritos poderem ser parcialmente evitados, a genética também pode influenciar os níveis de colesterol no sangue. As pessoas com um histórico familiar de colesterol elevado têm mais probabilidade de vir a sofrer da mesma condição, independentemente dos seus hábitos de vida.

Para prevenir o colesterol elevado, é importante adotar hábitos de vida saudável, fazer escolhas alimentares conscientes e, se necessário, procurar orientação de um especialista, para controlar os fatores de risco.

Como prevenir colesterol elevado

Dieta equilibrada

Para controlar os níveis de colesterol e promover a produção de colesterol HDL, é fundamental ter uma dieta equilibrada, reduzindo o consumo de gorduras saturadas e optar por fontes de gordura mais saudável, como óleos vegetais (azeite), frutos como o abacate ou a noz, cereais integrais e legumes. As fibras presentes em alguns destes alimentos ajudam a reduzir a absorção de colesterol no intestino.

Controlo do peso

O peso desempenha um papel fundamental na produção de colesterol e é aconselhável um controlo de peso adequado para evitar o desequilíbrio dos níveis de colesterol. Se necessário deve perder peso, de forma a ajudar a reduzir os níveis desta substância no sangue.

Evitar fumar e consumir álcool

Os fumadores têm maior probabilidade de contrair doenças cardiovasculares e cerebrais, uma vez que o fumo danifica as artérias e reduz os níveis de colesterol LDL. Ao evitar fumar não só promove a produção de colesterol “bom”, mas também contribui para melhorar a saúde cardiovascular.

Por outro lado, o álcool aumenta os triglicéridos, que são um tipo de gordura presente no organismo e associada ao desenvolvimento de várias patologias. O consumo deve ser moderado ou evitado.

Praticar atividade física regularmente

Como dissemos anteriormente, o sedentarismo é um dos fatores de risco para colesterol elevado e deve ser combatido com a prática de atividade física regular. O exercício físico contribui para o controlo do colesterol LDL e para a manutenção de um peso saudável, melhorando a saúde em geral e do sistema circulatório.

Inclua esteróis/estanóis vegetais na alimentação

Os esteróis/estanóis vegetais contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. Estas substâncias podem ser encontradas em arroz vermelho fermentado, que, por sua vez, são fontes naturais de Monacolina K. Monacolina K é um ingrediente que equilibra e apoia a normalidade de colesterol LDL no sangue.

Colesterix para prevenir aumento dos níveis de colesterol no sangue

O suplemento alimentar natural Colesterix é o seu aliado para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue devido ao ingrediente Monascus Purpureus (Arroz Vermelho Fermentado), que resulta numa fonte natural de Monacolina K. A sua fórmula única foi desenvolvida para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Cada dose diária fornece uma quantidade clinicamente testada para assegurar os melhores resultados.

  • Colesterix – Coração e Colesterol

    27,00  IVA incl.
    Comprar

Se quiser estar a par das novidades e práticas de vida saudável, siga as nossas redes sociais – Facebook e Instagram – e fique atento aos nossos artigos.

Veja também:

 

 

 

Deixe um comentário