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Exercícios antienvelhecimento para revigorar corpo e mente

28 Fevereiro, 2019

Acha que já não tem idade para praticar atividade física? Está na hora de mudar essa mentalidade e apostar num estilo de vida mais saudável. O exercício físico existe para todos. Saiba como o pode fazer de forma segura.

Exercícios antienvelhecimento para revigorar corpo e mente

Chegamos a uma altura da nossa vida, por volta dos 65 anos, em que o descanso é finalmente conseguido, deixando para trás as preocupações de uma vida de trabalho e onde vamos poder dedicar mais tempo à família e amigos.

Nesse período, normalmente apostamos em cumprir desejos e promessas que há muito fizemos. Infelizmente, é comum que nenhum desses desejos, por muito interessantes e aliciantes que sejam, esteja relacionado com a alteração do estilo de vida, como é o caso da prática do exercício físico.

O desporto para seniores não tem que ser nenhum martírio ou sacrifício. Na verdade, se começar por adaptar a atividade ao estado físico e de saúde, pode e deve ser algo encarado como um desafio divertido.

Comece por escolher bem o local onde o vai fazer. É indicado que seja ao ar livre e longe dos centros urbanos, pois além de ter mais espaço, estará em contacto com ar mais puro, que lhe proporcionará uma dose de oxigénio mais generosa e com mais qualidade.

Em relação ao equipamento, é aconselhado que use roupa leve e respirável, que o faça sentir bem e que permita a transpiração sem acumulação de suor. Hoje em dia é relativamente acessível adquirir uma t-shirt ou calções com tais características. Também será uma boa ideia calçar ténis ou calçado confortável, para não criar bolhas e para que não massacre os seus pés, que serão parte fundamental nos exercícios que vai fazer. Nesse sentido também é importante estar munido de meias leves adaptadas à prática desportiva.

Em termos de bebidas e alimentação, é essencial que vá precavido com uma garrafa de água, pois o consumo de líquidos será essencial para ir repondo a hidratação, cujos níveis vão descendo mais rapidamente à medida que o nível de intensidade da prática desportiva aumenta. Também pode levar um pequeno snack saudável, como é o caso dos frutos secos.

E… Está pronto! Vamos pôr o corpo a mexer? Então acompanhe-nos, enquanto lhe aconselhamos alguns exercícios simples mas muito eficazes.

Treino Viva Melhor

Para este treino, procure um jardim que tenha bancos, alguns degraus e espaços verdes e que vá equipado com um tapete de ginástica.

  1. Como aquecimento pode dar uma volta ao jardim num passo um pouco mais acelerado do que aquele que usa quando anda normalmente.
  2. Depois, encontre um banco e sente-se e levante-se ininterruptamente 20 vezes.
  3. Seguidamente aproxime-se duma escada e usando apenas o primeiro degrau, suba-o e desça-o com cada pé alternado, repetindo o processo 20 vezes.
  4. O próximo passo é estender o seu tapete numa zona confortável com relva. Apoie os joelhos no tapete e coloque as suas mãos igualmente no tapete, fazendo com que o tronco fique paralelo ao solo e os braços esticados. Faça flexões baixando o tronco e fazendo os braços dobrarem, voltando-o a subir e usando a força dos braços para tal. Repita 15 vezes.
  5. Faça agachamentos, colocando os braços esticados com as mãos à frente. Faça com que as suas pernas flitam e agache-se, tentando manter o tronco direito. Repita 10 vezes, descanse e depois volte a repetir 10 vezes.
  6. Volte a fazer um pequeno passeio em passo acelerado em redor do jardim.
  7. Para acabar, faça alguns alongamentos, puxando a perna atrás ou tentando chegar à biqueira dos seus pés.

E então? Sente-se melhor, certo? Faça este exercício frequentemente e vai ver que as melhorias na sua condição física e mental vão aumentar e muito. Nem os seus filhos e netos o vão conseguir agarrar!

Descubra mais exercícios e dicas para uma vida ativa no livro Viva Melhor com actividade física.

Faça mais por si e… Viva Melhor!

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