Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

É asmático? Saiba que é possível ter uma vida saudável

28 Junho, 2019

A Viva Melhor recomenda-lhe algumas terapias naturais para ver diminuir os sintomas da asma. Idealmente a doença crónica conseguirá ser controlada, permitindo uma melhor qualidade de vida.

É asmático? Saiba que é possível ter uma vida saudável

A asma é uma doença crónica, sendo mais prevalente em idade pediátrica e que afeta mais de 300 milhões de pessoas no Mundo. Em Portugal estima-se que afete cerca de um milhão de doentes. Neste artigo, partilhamos algumas terapias naturais para a asma que vão aumentar a sua qualidade de vida.

Causas

A crise de asma desencadeia-se, na maior parte das vezes, pela presença de substâncias irritantes como poeiras, ácaros, pêlos de animais, produtos químicos, cheiros a mofo, frio, ambientes húmidos no outono, pólen das flores na primavera, alimentos, vestuário e fumos. Desencadeiam reações de sensibilização da traqueia e dos brônquios, sendo o fumo do tabaco é um dos principais causadores das crises asmáticas.

Conselhos

O doente que está medicado com anti-histamínicos e broncodilatadores, deve tomá-los conforme prescrição médica e sempre que entre em crise.

Atenção! As sugestões que lhe damos não invalidam a ida ao hospital ou ao centro de saúde para tratamento farmacológico convencional, no caso de ser asmático. Durante as crises, deve-se adoptar uma dieta leve à base de sumos e de frutas.

O doente asmático deve evitar ambientes fechados, especialmente onde estiverem pessoas a fumar. Não deve estar junto à lareira, porque o fumo espalha-se no ar e prejudica. A poluição de oficinas de automóveis é fator de agravamento para estes doentes, pelo que não devem trabalhar nestas profissões.

Ser fumador agrava os sintomas asmáticos. Comece já a pensar na sua saúde e largue o vício. No mercado, existem soluções eficazes para ajudá-lo a deixar de fumar, sendo o Nicowin da Viva Melhor, a escolha ideal.

Nicowin é um suplemento alimentar que contribui para o relaxamento e normal funcionamento do sistema nervoso, tendo também um papel na proteção contra as oxidações indesejáveis das células.

Além das preocupações já referidas, o doente deve evitar consumir alimentos, lacticínios e líquidos muito gelados, fritos, ovos, chocolate e cacau.

Deve comer sempre a horas regulares, mastigar bem cada alimentação e não se deve deitar logo a seguir à refeição. Evite comer alimentos que contenham corantes e conservantes.

O doente asmático precisa de dormir com a cabeceira da cama elevada ou várias almofadas para evitar o aparecimento de uma crise asmática. Pode fazer exercícios físicos moderados, como natação, caminhar a pé num jardim ou campo.

Recomendam-se banhos de sauna, uma vez que o ar quente e húmido ajuda a abrir as vias aéreas e nasais, podendo aliviar dores e fortalecer o sistema imunológico.

Na sua dieta deve incluir fibras em abundância. Tome própolis e geleia real. Recomenda-se que faça dieta à base de sumos de frutas; se atravessa uma crise, aplique vaporizações com chá de eucalipto 2 vezes ao dia.

Tratamentos naturais

Abóbora – Xarope de sementes descascadas, 60 g de sementes, 40 g de mel, 1 chávena de água, passar tudo no liquidificador, adicionar de seguida 25 gotas de própolis. Tomar 1 colher de chá 5 vezes ao dia.

Alcachofra – Tomar o caldo do cozimento da alcachofra com um pouco de azeite e o sumo de 1 limão.

Alho – Amassar 4 dentes de alho, adicionar o sumo de 2 limões e 15 gotas de própolis. Tomar 3 colheres de chá 4 vezes ao dia.

Couve – Chá das folhas, 30 g para 1 litro de água. Adoçar com mel e tomar 1 chávena 4 vezes ao dia.

Seiva da bananeira – Cortar a bananeira e aparar com um copo a seiva que escorre. Ferver e adoçar com mel. Beber quando estiver fria, 3 colheres 4 vezes ao dia.

Maçã – Cortar 4 maçãs em fatias, colocar num tabuleiro, cobrir com mel e levar ao forno para assar em lume brando até formar uma calda espessa. Comer este preparado ainda morno. Refeição exclusiva: Pode substituir uma das refeições por maçã exclusivamente.

Estes e outros tratamentos estão disponível no Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar.

Seguindo estas sugestões, os sintomas da asma devem diminuir e idealmente a mesma conseguirá ser controlada, permitindo ao paciente ter melhor qualidade de vida.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta