Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Dor de cabeça vs Enxaqueca: causas, diferenças e tratamentos

12 Dezembro, 2018

Tem muitas dores de cabeça mas não sabe de que tipo. Cefaleias ou enxaquecas? Não se preocupe, a Viva Melhor explica-lhe as diferenças e sugere-lhe tratamentos para estas maleitas que nos deixam tão em baixo.

Dor de cabeça vs Enxaqueca: causas, diferenças e tratamentos

Na cefaleia, a vulgar dor de cabeça, sente-se uma forte e persistente dor num dos lados da cabeça, o que pode impedir de trabalhar e até mesmo de adormecer, manifestando-se em ataques breves que se repetem várias vezes ao dia ou constantemente, durante dias, semanas ou até mesmo meses.

 

As cefaleias atingem mais as mulheres do que os homens e, muitas vezes, são acompanhadas de náuseas. A enxaqueca é uma série de cefaleias mais severas que atacam por períodos de 4 a 72 horas e acontece 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias.

 

As cefaleias podem causar sensibilidade à luz, podendo até ver luzes fortes a piscar, se forem mais intensas. No caso das enxaquecas, além dos sintomas já referidos, pode ainda ter vómitos causados pela intensidade das náuseas.

 

Causas

 

As causas de ambas são diversas. Uma simples constipação, sinusite, rinite, prisão de ventre, doenças infecciosas, otites ou alterações na tensão arterial.

 

No caso de sinusite, as dores de cabeça estão associadas à infeção dos seios perinasais. Tem diversas localizações dependentes do seio atingido. Se as dores de cabeça são muito frequentes, procure fazer um exame médico para um diagnóstico provável. Nas manifestações mais vulgares, basta remover-lhe a causa.

 

Também o stress e o cansaço, assim como os excessos alimentares e bebidas alcoólicas em demasia, podem levar a que tenha cefaleias e enxaquecas. Problemas oculares, como a miopia, o astigmatismo e o glaucoma são igualmente motivadores desses males.

 

Tratamentos

 

Existem alguns tratamentos que podem atenuar os efeitos da cefaleia. Deve ficar em repouso num quarto escuro e tranquilo e aplique compressas de rodelas de batata na testa, durante 1 hora. Beber água com sumo de limão ou usar o sumo de limão, misturado com sumo de cebola, na parte dorida, pode ser também uma solução.

 

O Omega Gold também é um bom aliado. Composto por ácidos gordos (ómega 3, 6, e 9), este suplemento alimentar Viva Melhor fortalece as funções cerebrais e o sistema cardiovascular.

  • Omega Gold – Cérebro e Coração

    25,00  IVA incl.
    Comprar

Já em relação à enxaqueca, é indicado deixar alimentos como o queijo, o chocolate, o café e refrigerantes. Faça também tratamento com sumo de cebola diluído em água, tomando uma chávena 3 vezes ao dia. Outra sugestão é o tratamento feito a partir de folhas de repolho trituradas, que pode colocar na testa.

 

Mas atenção! Se tiver enxaquecas durante muito tempo, é indicado que faça um exame médico, que possa detetar as causas, e descobrir problemas mais sérios, como tumores ou um aneurisma cerebral.

 

Neste caso, deve consultar o seu médico e seguir a terapêutica receitada, quer seja tratamento médico preventivo, controlo da crise ou tratamento médico adicional.

 

Estes e outros conselhos estão disponíveis no nosso livro: Viva Melhor com a Medicina do Lar.

 

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta