Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Diabetes: como controlar a doença e ganhar qualidade de vida

26 Novembro, 2018

A diabetes está a converter-se numa epidemia mundial e afeta atualmente mais de um milhão de portugueses. Apesar dos números alarmantes, pode ser prevenida e controlada. Saiba como.

Diabetes: como controlar a doença e ganhar qualidade de vida

No Dia Mundial dos Diabetes, falo-lhe desta doença crónica que está a converter-se numa epidemia mundial e afeta atualmente mais de um milhão de portugueses. Apesar dos números alarmantes, pode ser prevenida e controlada.

Existem cerca de 10% de portugueses com diabetes, ou seja, mais de um milhão de pessoas. E todos os dias são identificados perto de 170 novos casos em Portugal. Números, de resto, preocupantes.

 

Esta doença crónica é provocada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue que está relacionado com problemas na atuação ou produção da hormona de insulina. Até ser diagnosticada, a doença pode trazer sintomas graves que causam bastante transtorno na vida de quem dela sofre.

 

Na maior parte das vezes, e com exceção dos casos raros, a diabetes pode ser prevenida com um estilo de vida saudável. É, por isso, que lhe venho falar. Esta é uma daquelas doenças que não acontecem só aos outros.

 

Para evitar vir a sofrer de diabetes tenha atenção ao excesso de peso, considerado um dos principais fatores de risco. Se tem pessoas na família com diabetes, também deve estar especialmente atento. Tente levar uma vida ativa, pratique algum desporto e evite a ingestão de açúcares e de gorduras, privilegiando a fruta, vegetais e fibras.

 

Antes de a diabetes ser diagnosticada pode relevar-se através de sintomas difíceis de identificar. Em muitos casos, é diagnosticada numa fase avançada em que, por exemplo, a visão já está comprometida.

 

Caso sinta a visão turva, boca seca ou tenha notado uma perda de peso acentuada sem qualquer motivo aparente nos últimos tempos, o melhor é consultar o seu médico.

 

Dependendo do tipo de diabetes, o diagnóstico pode ser feito em uma ou mais análises ao sangue.

 

Apesar de ser uma doença crónica, nos dias que correm os diabéticos já podem viver uma vida bastante confortável, desde que sigam as indicações do médico, tenham uma alimentação regrada e estejam especialmente atentos à sua medicação.

 

Felizmente existem suplementos alimentares que ajudam os diabéticos. É o caso do Chá 5 ervas, da Viva Melhor, que atua na redução da taxa de glicose no sangue, contribuindo para um melhor bem-estar diabético.

 

Artigo originalmente publicado no blogue Júlia, de Bem com a Vida, de Júlia Pinheiro.

  • Chá 5 ervas

    3,90  IVA incl.
    Comprar

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta