Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Dia do Pai: presentes para o melhor do mundo

19 Março, 2019

Para muitos é o melhor amigo e a pessoa a quem se deve quase tudo. No Dia do Pai, ofereça ao seu a melhor prenda: dicas para ser saudável. Afinal de contas, quer que o seu herói tenha uma vida com saúde, longa, tranquila e feliz. A Viva Melhor vai ajudar nessa missão.

Dia do Pai: presentes para o melhor do mundo

É tempo de agradecer ao nosso pai por tudo quanto nos deu. A melhor educação, com valores e princípios. E uma das melhores formas de dizer obrigado é demonstrar o nosso amor, desejando-lhe uma vida longa e feliz. Para isso devemos tentar incutir-lhe um espírito de vida saudável, da qual fazem parte uma boa alimentação e uma vida ativa.

É normal, com o avançar da idade, que os problemas de colesterol, cardíacos, diabetes ou problemas de mobilidade e articulações surjam na vida dos nossos pais. No sentido de prevenir e tratar esses problemas, partilhamos consigo algumas sugestões de remédios naturais, alimentação e exemplos de exercício físico adequado.

Embora o colesterol seja indispensável ao organismo, a concentração elevada no sangue é responsável por doenças muito graves: doença coronária, angina de peito, aterosclerose, cálculos renais e biliares. O aumento dos níveis de colesterol no sangue está diretamente relacionado com dietas ricas em gorduras, carne, manteiga, banha e vida sedentária. Como forma de prevenção, pode recomendar-lhe ao seu pai que evite as carnes, especialmente as gordas. Diga-lhe também para restringir o consumo de ovos, queijo gordo, banha, manteiga. Ajude-o a combater o sedentarismo ao aconselhá-lo a fazer exercícios físicos ligeiros.

Como tratamento pode ser utilizada a beringela e alcachofra ou fazer refeições exclusivas de frutas como a maçã, o mamão ou a pêra, 3 vezes por semana.

No caso da beringela, a ideia é usar 1 beringela, 1 litro de água potável e 2 limões. Lavar a beringela com casca, fatiá-la acrescentando 1 litro de água e deixá-la de molho durante a noite num recipiente de vidro (não usar inox ou plástico), no dia seguinte coar no passador e colocar numa garrafa e acrescentar o sumo de 2 limões; beber durante o dia aquele litro de água, repetir durante um período de aproximadamente 30 dias. Se o seu pai escolher a alcachofra, aconselhe-o a cozer duas e a incluí-las na salada e a beber o caldo do cozimento.

Colesterol

Se o seu pai tem o colesterol alto, então sugerimos-lhe o suplemento alimentar Colesterix! Com Monacolina K do arroz vermelho fermentado, contribui para manutenção de níveis normais desta gordura no sangue.

Diabetes

Falemos agora de outra grande ameaça: a diabetes. A diabetes tipo II surge quando o organismo ainda produz insulina, mas em quantidade insuficiente ou a insulina produzida ainda não é eficaz (resistência à insulina).

Um dos primeiros sinais de alerta é o cansaço fácil, sendo que a obesidade é um dos fatores que favorecem o seu aparecimento. Se estiver em hipoglicemia (queda de glicose no sangue), é normal que surja fraqueza, fome súbita, muita sede, suores frios, perda rápida de peso, dor de cabeça, mal-estar geral, necessidade frequente de urinar, perda progressiva da visão. Isto são sinais graves de alerta.

Nas diabetes qualquer ferida custa a cicatrizar, há tendência para a furunculose (aspeto semelhante a uma borbulha) e prurido (comichão) no corpo, nas mãos e em especial na região genital (comichão forte) e as infeções são frequentes. No entanto, não é preciso apresentar todos estes sintomas para se ter diabetes.

Avise o seu pai que, em caso de dúvida, o melhor é medir o valor da glicemia em jejum, porque o principal sintoma é a hiperglicemia (aumento exagerado de glicose no sangue).

O diagnóstico é feito por várias colheitas de sangue e urina e pela curva de glicemia. A urina normalmente não tem glicose. Quando os valores da glicose no sangue ultrapassam os 180 mg, o rim começa a eliminar a glicose para a urina. Se esta perturbação for frequente, começa a lesar o rim (diabetes renal). A taxa normal da glicemia oscila entre 80 e 120 mg por 100 cm³ de sangue, em jejum.

Este tipo de doentes normalmente não necessita de fazer insulinoterapia. Geralmente são controlados apenas pela dieta e se os níveis elevados da glicemia ainda persistirem, a dieta é suplementada pela prescrição de medicamentos hipoglicemiantes orais e exercícios físicos regulares.

Tenha em atenção! Se o seu pai pertencer a um destes grupos de pessoas, corre grande risco de contrair diabetes:

  • Tem familiares com diabetes;
  • Tem mais de 45 anos de idade;
  • Tem peso excessivo – obeso;
  • Tem uma vida sedentária, sem exercícios físicos para contrabalançar;
  • Tem uma alimentação feita à base de produtos refinados, consumo de muita gordura e açúcar;
  • Tem níveis elevados de colesterol e triglicéridos no sangue.
  • Sofre de hipertensão arterial.

Não deixe que o seu pai coma quando lhe apetece, sobretudo se souber que sofre de diabetes, pois assim será muito difícil alcançar o objetivo, que passa por controlar as diabetes e ter uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido aconselhamos uma dieta saudável.

Diga ao seu pai que, antes do pequeno-almoço, deve beber água com limão ou se preferir, sumo de repolho, de rábano ou de cebola. É recomendável também tomar levedura de cerveja. Ao pequeno-almoço o patriarca tem ordem para comer maçã, torradas de pão integral, flocos de cereais sem açúcar, iogurte natural não açucarado, papas de farinha de aveia ou de outro cereal sem açúcar. Ao almoço tem permissão para comer saladas cruas à vontade. Não existem restrições para os legumes, excepto a batata, da qual não deverá comer mais de três unidades. Todas as leguminosas podem ser utilizadas em pequenas quantidades. Já ao jantar recomende-lhe que faça uma refeição idêntica à do pequeno-almoço, incluindo maçã ácida ou semiácida em dias alternados.

Desporto

Para prevenir estas e outras doenças convém ter um estilo de vida ativo, pois não basta apenas uma boa alimentação e consumo de produtos naturais, também o desporto e o exercício físico ao ar livre são fundamentais.

E nada melhor para começar do que uma caminhada ao ar livre! Diga ao seu pai para aproveitar, agora que o tempo já vai dando algumas tréguas e o sol já começa a sorrir.

A caminhada a pé, que é uma das atividades físicas mais recomendadas para os seniores, consiste em andar a um ritmo acelerado. Durante este exercício aeróbico, o organismo utiliza o oxigénio para produzir a energia necessária à realização da atividade. O seu pai pode praticar este exercício junto à sua residência, sem ter que despender um cêntimo. É indicado para os doentes cardíacos, diabéticos, obesos e para as pessoas que sofrem de níveis excessivamente elevados de colesterol e triglicéridos.

Dê o alerta ao seu pai: se a postura adoptada nesta atividade for incorreta, a respiração fica comprometida e torna-se mais superficial, pois os pulmões não se expandem completamente. Para além disso, há desalinhamento muscular, dores nas costas, dores de cabeça e alterações degenerativas dos discos da coluna. Por isso, lembre-o sempre que a postura é muito importante. De resto… Vai ver que a caminhada a pé vai devolver saúde ao corpo daquela pessoa que é tão importante para si!

Encontra esta e muitas outras “prendas” saudáveis para o seu pai, nos livros Viva Melhor Com a Medicina do Lar e Viva Melhor Com Actividade Física. Dê o melhor ao melhor pai do mundo!

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta