Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Crianças: a importância da atividade física ao ar livre

8 Março, 2019

Com o regresso do bom tempo está na altura de pôr as crianças a mexer! E que melhor forma de os motivar do participar com eles em atividades ao ar livre? Vamos a isso!

Crianças: a importância da atividade física ao ar livre

Antigamente as crianças brincavam mais na rua, jogavam à macaca, saltavam à corda, pulavam, jogavam à bola, entre outras coisas. Hoje, esta realidade alterou-se substancialmente, pois já não existe o tédio ou o aborrecimento que levava a sair do sofá e a fazer algo de criativo e dinâmico.

Ao invés, ficamos e deixamos os miúdos horas em frente aos ecrãs, algumas vezes complementados com o proibitivo fast-food. Acomodámo-nos ao sedentarismo e, dessa forma, acabámos por promover problemas como a obesidade infantil e a obstrução e limitação do desenvolvimento motor, psicológico, cognitivo e social das crianças. A isso acresce a diminuição dos períodos da atividade física na escola e a falta de um programa desportivo ao chegar a casa, que colmate essa lacuna.

Assim, é importante que os pais limitem o tempo que as suas crianças estão à frente de um ecrã e incentivem a prática da atividade física ao ar livre. E a melhor forma dos pais promoverem bons hábitos é dando eles próprios o exemplo: fazer passeios em família, brincar com as crianças, fazê-las contemplar a natureza, ter uma alimentação saudável, dançar, correr e saltar com elas.

Benefícios da atividade física na infância

  • Promove a integração/convívio social;
  • Estimula o desenvolvimento da autonomia;
  • Contribui para o conhecimento e domínio do próprio corpo;
  • Promove a adoção de hábitos de vida saudáveis;
  • Aumenta a auto-estima;
  • Contribui para o desenvolvimento de capacidades motoras essenciais, como força, resistência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e velocidade.

Um parceria entre pais e filhos

Em suma, as crianças precisam de sair de casa e estabelecer contacto com a natureza: respirá-la, e aprender a apreciá-la e a querer desfrutá-la. A natureza é essencial para o nosso bem-estar mental, uma vez que nos ensina a ter uma outra visão sobre a realidade.

Assim, saia de casa com as crianças: faça um piquenique, ande de bicicleta, explore lugares ou faça caminhadas. Há imensas coisas que podem fazer juntos. Use e abuse da sua imaginação!

Estes e outros conselhos no livro Viva Melhor Actividade Física

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta