A tensão alta ou hipertensão é uma doença silenciosa que pode conduzir a problemas graves de saúde. Saiba como controlar a sua tensão através de uma alimentação equilibrada e evite problemas como AVCs, enfarte e insuficiência renal.
A tensão arterial é a pressão provocada pelo sangue nas artérias para chegar aos tecidos e células do nosso corpo. Essa pressão é considerada normal e é um sinal de que estamos vivos. Contudo, o descontrolo dessa pressão é um sinal de risco para a saúde, sobretudo quando os valores são superiores ao normal.
A pressão arterial sistólica, conhecida como “máxima”, é a tensão que o sangue exerce nas paredes das artérias quando o coração bombeia sangue. Já a pressão arterial diastólica, chamada “mínima”, indica a pressão que o sangue exerce nas artérias quando o coração está em descanso. Neste sentido quando medir a sua tensão considere os seguintes valores:
Abaixo de 120/80 mmHg = Tensão Normal
Entre 120/80 e 139/89 mmHg = Pré-hipertensão ou Tensão normal alta
Igual ou superior a 140/90 mmHg = Hipertensão arterial
Sofrer de Hipertensão pode ser perigoso caso não controle a doença, por isso deve conversar com o seu médico e tentar controlar atenção através da toma de medicamentos e seguir uma dieta equilibrada para evitar futuras complicações como AVCs, enfartes e insuficiência renal.
É normal que a tensão arterial aumente com a idade e também que varie ao longo do dia, dependendo do tipo de atividade física ou até da temperatura ambiente. Contudo, não é normal que a tensão arterial esteja sempre acima dos valores considerados normais.
De forma a ter o maior sucesso no controlo da sua tensão arterial, a Viva Melhor recomenda Colasterix, um suplemento alimentar com Monacolina K do arroz vermelho fermentado, que contribui para os níveis normais de colesterol no sangue.
Quer sofra de hipertensão ou tenha apenas sinais iniciais da doença, uma dieta equilibrada pode ser o passo que fará a diferença entre vir ou não a sofrer as consequências drásticas deste problema de saúde.