Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Conheça melhor o poder dos chás

10 Agosto, 2018

Para além de serem uma das bebidas mais tradicionais do mundo, os chás contêm inúmeras propriedades medicinais.   De acordo com a história, o chá surgiu há muitos e muitos séculos na China, tendo sido apropriado pela cultura de muitos outros povos, como os indianos, japoneses e europeus. Portugal foi o primeiro país europeu a […]

Chás Viva Melhor PT

Para além de serem uma das bebidas mais tradicionais do mundo, os chás contêm inúmeras propriedades medicinais.

 

De acordo com a história, o chá surgiu há muitos e muitos séculos na China, tendo sido apropriado pela cultura de muitos outros povos, como os indianos, japoneses e europeus. Portugal foi o primeiro país europeu a consumir chá, que foi trazido do Oriente pelos navegadores. No entanto, foi na Inglaterra que se tornou um hábito tomar esta bebida. O famoso chá das cinco ou Five O’clock Tea constitui uma marca registada nas casas e cafeterias inglesas, que estão sempre lotadas no final da tarde. Em média, cada cidadão britânico consome 900 xícaras de chá por ano, diferentes relativamente ao normal pela presença de um ingrediente incomum: o leite. A maioria dos britânicos acrescenta este ingrediente e a maneira de o adicionar, assim como ao limão e/ou açúcar, apresenta códigos particulares.

Porém, o modo mais saudável de consumir os chás e usufruir dos seus efeitos é na sua forma pura, sem açúcar, adoçante e leite. Para aprender mais sobre as propriedades medicinais desta bebida, continue esta leitura!

 

O poder dos chás

Há muito tempo que a ciência procura entender os efeitos do chá na saúde. Hoje em dia, cada vez mais médicos e profissionais de saúde estão convencidos dos seus poderes na medicina natural ou alternativa. Quem nunca bebeu um chá para acalmar os ânimos ou aliviar uma dor de barriga ou mal-estar? O hábito de tomar esta bebida remonta às lembranças de infância, onde a mãe e a avó a ofereciam para qualquer dor. A verdade é que elas estavam certas, uma vez que os chás proporcionam inúmeros benefícios para a saúde devido às propriedades medicinais presentes nas ervas, razão pela qual são utilizados para prevenir e auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Os chás podem exercer propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas e expectorantes, entre outras. De seguida, listamos 6 chás que provavelmente já tomou e dos quais desconhece todas as propriedades e benefícios para a saúde!

 

  1. Chá de camomila

Os benefícios deste chá são indiscutíveis, dado que retarda o envelhecimento celular, actua como relaxante muscular e auxilia nos casos de infecção, má digestão e dores de estômago, sendo também indicado para o tratamento do stress e das insónias. Esta planta também é utilizada para os cuidados da pele, pois é considerada como um cosmético que limpa e tonifica o rosto por causa dos seus atributos antioxidantes e hidratantes.

 

  1. Chá de carqueja

Este chá é elaborado com as folhas da carqueja, uma planta de nome científico Baccharis trimera, tendo um sabor amargo que se pode intensificar, de acordo com a concentração de folhas colocadas num litro de água. Como ajuda na circulação sanguínea, problemas digestivos e inflamações, esta bebida é indicada para os quadros de obstipação (prisão de ventre), azia, flatulência (gases) e feridas.

  1. Chá de hortelã

A hortelã é uma das ervas mais versáteis, dado que é utilizada tanto na culinária, como na indústria, para a fabricação de rebuçados e produtos bucais. O seu aroma único e sabor refrescante são duas das suas características mais marcantes. Os benefícios da hortelã para a saúde também são notáveis, visto que possui um efeito calmante, diurético e relaxante, melhorando as funções digestivas e promovendo a saúde bucal. Para potencializar o seu efeito, faça o chá com folhas frescas.

 

  1. Chá de dente-de-leão

Esta planta, rica em vitaminas e minerais, realiza uma acção desintoxicante, razão pela qual é usada para limpar o organismo, principalmente o fígado. Devido ao seu efeito detox para este órgão, o chá desta planta é recomendado quando são cometidos exageros na alimentação, o que inclui o consumo de muitos alimentos ricos em gordura, fritos e derivados de leite. O dente-de-leão combate ainda os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, que são associados ao surgimento de doenças como o cancro. Este chá detém um sabor amargo bem característico, pelo que causa relutância no momento do seu consumo. Pode adicionar outros ingredientes como limão, canela, gengibre e hortelã, para melhorar o seu sabor.

 

  1. Chá de canela

A canela é considerada um alimento termogénico que acelera o metabolismo, sendo utilizada por quem deseja perder peso. Para além da sua acção antibacteriana e anti-inflamatória, este alimento tem um efeito na saúde da mulher, uma vez que possui propriedades que auxiliam na regulação do ciclo menstrual, facilitando a descida da menstruação e aliviando as cólicas, assim como os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), que incluem dores de cabeça, enjoos e mal-estar. Para fazer este chá, coloque para ferver 150 ml de água. Após ferver, desligue o lume, acrescente 1 pau de canela e deixe durante 10 minutos.

 

  1. Chá de hibisco

O chá desta planta é diurético e ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, diminuindo a sensação de barriga inchada. Por esta razão, este chá é amplamente utilizado nas dietas de emagrecimento. Para o preparar, coloque 2 colheres de sopa cheias de flores de hibisco seco num litro de água a ferver. Deixe repousar durante 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.

 

Para aproveitar melhor as propriedades do seu chá, procure ter em consideração as seguintes dicas:

  • Utilizar a dosagem de erva recomendada pelo profissional de saúde. Alguns chás podem ter contraindicações em função da quantidade ou da condição de saúde de cada pessoa;
  • Escolher recipientes de vidro para colocar o chá. As garrafas de plástico podem transferir substâncias tóxicas para o alimento ou, neste caso, para o chá, que são prejudiciais para a saúde;
  • Ao acrescentar o chá à agua a ferver ou ao despejar a mesma sobre a erva, lembre-se de tampar o recipiente durante 3 a 10 minutos, para impedir que os vapores que contêm muitas propriedades se evaporem.

 

Todos os chás mencionados podem ser encontrados com facilidade nos mercados, lojas de produtos naturais ou mesmo nas lojas online. É também possível combinar alguns tipos de chá, como o de carqueja e o de dente-de-leão, para potencializar o seu efeito medicinal! Aposte na natureza e nos chás como os melhores aliados da sua saúde!

 

 

 

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta