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Como atenuar a sensação de fadiga

26 Fevereiro, 2020

As horas que não passam, os dias que se prolongam, o cansaço que permanece. Siga conselhos Viva Melhor para atenuar a fadiga, que resulta de hábitos prejudiciais que devem ser alterados.

Como atenuar a sensação de fadiga

As horas que não passam, os dias que se prolongam, o cansaço que permanece… a vida perde a cor, tornando-se monótona e fastidiosa. 

Diariamente, precisamos de um período de descanso que nos permite recuperar e acumular a energia necessária para o dia seguinte. E, de um modo geral, uma boa noite de sono costuma resolver o problema. No entanto, existem situações em que nem essas noites sãos suficientes para repor as energias. Este é um dos sintomas da fadiga.

Sentimo-nos cansados e desmotivados em todas as ações que executamos, afetando a qualidade de vida sobretudo a nível emocional e psicológico.

A fadiga pode ser sintoma de problemas graves, como depressão, anemia ou problemas de tiróide. Contudo, na maioria dos casos, é resultado de hábitos menos saudáveis como a falta de descanso, uma dieta alimentar incorreta, stress no dia a dia ou até excesso de exercício físico.

Viva Melhor recomenda o suplemento alimentar Fortymun P que, juntamente com um estilo de vida saudável, proporcionará energia para o dia a dia e boas noites de sono. 

Causas da fadiga

Normalmente, a fadiga resulta de um estilo de vida pouco saudável ligado a alguns hábitos ou rotinas diárias que podem e devem ser alterados:

  • Stress e ansiedade.
  • Consumo excessivo de álcool, tabaco ou cafeína.
  • Falta de atividade física ou atividade física em excesso.
  • Sedentarismo.
  • Falta de rotinas de sono.
  • Dietas desequilibradas.
  • Determinados medicamentos.
  • Maus hábitos alimentares.

A fadiga pode também resultar de uma condição psicológica, como a ansiedade, depressão, stress ou situação de luto ou doenças como anemia, diabetes, apneia do sono e problemas cardíacos.

Sintomas

A fadiga pode manifestar-se de diversos modos, desde uma sensação de fraqueza a um cansaço constante. Normalmente, caracteriza-se por uma constante sonolência acompanhada de falta de energia e motivação, a nível físico e mental. Este problema pode afetar qualquer pessoa, podendo ser temporário ou crónico, dependendo da durabilidade e intensidade. 

Se a fadiga começar a ser um sintoma persistente, pode ser um indicador de doença. Os principais sintomas associados à fadiga patológica incluem:

  • Estado geral alterado.
  • Fadiga muscular.
  • Problemas de concentração e de sono.
  • Falhas de memória.
  • Perda da libido.
  • Alterações do apetite.

Poderão surgir ainda outros sintomas: respiração acelerada ao mínimo esforço, falta de concentração, dores e tensão muscular, frequentes dores de cabeça e ansiedade.

Prevenção da fadiga

É importante adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes, e boas rotinas de sono. Prefira alimentos integrais, vegetais frescos e fruta com imensa vitamina C (laranja, kiwi e limão) em detrimento de alimentos processados e refinados.

A prática de exercício físico e técnicas de relaxamento pode também ajudar a reduzir o stress, produzindo bem-estar.

Não consuma café ou bebidas alcoólicas à noite e desligue a televisão antes de ir para a cama.

Fortymun P para combater a Fadiga

À sua alimentação saudável pode ainda acrescentar o suplemento alimentar Fortymun P. Este suplemento é rico em vitamina C, fornecendo energia e assegurando o correto desenvolvimento e função de várias estruturas do corpo.

A vitamina C, considerada a vitamina energética por excelência, ajuda a combater o stress e a fadiga. Esta vitamina pode ser obtida a partir de vários alimentos, tais como fruta e vegetais frescos.

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