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Cãibras musculares: causas e tratamentos

11 Dezembro, 2019

Má circulação sanguínea, falta de nutrientes essenciais e o mau funcionamento dos nervos são algumas causas das cãibras musculares, que originam uma dolorosa dor localizada. Para ajudar a prevenir e aliviar, Viva Melhor recomenda-lhe tratamentos naturais à base de frutas e vegetais.

Cãibras musculares: causas e tratamentos

As cãibras são dolorosas e embora possam ocorrer em qualquer parte do corpo – inclusive nos órgãos internos – são mais frequentes na barriga da perna (gémeos) ou na planta dos pés.

Os espasmos têm curta duração e são de origem nervosa ou neuromuscular. Surgem essencialmente devido à má circulação sanguínea em consequência de cansaço ou anemia

São frequentes durante ou após a prática de exercícios físicos intensivos ou durante a noite. As cãibras noturnas na barriga das pernas,embora sem causa aparente,são a forma mais comum e geralmente apresentam predisposição familiar.

Viva Melhor recomenda-lhe tratamentos naturais para aliviar e prevenir estas contrações.

Causas

Má circulação sanguínea, falta de nutrientes essenciais (glicose, sódio, potássio, cálcio, cloro, magnésio) e o mau funcionamento dos nervos são fatores determinantes para o desequilíbrio do bom funcionamento do organismo.

Tratamento

Normalmente, as cãibras são pouca duração e desaparecem sem ser necessário nenhum cuidado específico. Massajar e alongar o músculo ou o grupo de músculos afetados pode ser o suficiente para acelerar a sua resolução e aliviar a dor. A aplicação de gelo ajuda na regeneração do músculo.  

Durante as contrações, procure ficar em pé e fazer massagem no músculo atingido até que volte à normalidade. Viva Melhor sugere tratamentos naturais que promovem alívio rápido e previnem situações futuras.

Tratamentos naturais para aliviar as cãibras

  • Agrião: sumo diluído em água. Tomar 1 copo de manhã, em jejum.
  • Pepino: ½ pepino sem casca para 1 copo de água. Triturar, coar e beber à noite.
  • Banana: terapia da banana. Em jejum, pela manhã.

1.º dia – 1 banana

2.º dia – 2 bananas

3.º dia – 3 bananas

4.º dia – 4 bananas

5.º dia – 3 bananas

6.º dia – 2 bananas

7.º dia – 1 banana

  • Levedura de cerveja – tomar 3 comprimidos, 3 vezes ao dia.
  • Mel – tome 2 colheres de chá de mel a cada refeição.

Prevenção

A hidratação com água mineral e os alongamentos diários, mesmo que não pratique exercício, são essenciais para manter as células musculares hidratadas, ajudando os músculos a contrair e a relaxar. Pratique exercícios aeróbicos regulares.

Uma vez que as cãibras estão relacionadas com a carência de nutrientes no organismo, a melhor forma de as evitar é através de uma boa alimentação, à base de nutrientes ricos em potássio, cálcio e magnésio, e de boas condições de oxigenação. As frutas, os legumes e os grãos são excelentes aliados.

No inverno, agasalhe-se bem e evite os ambientes com temperaturas muito baixas. Nas noites frias, mantenha os pés aquecidos com meias ou um saco de água quente para ajudar a relaxar os músculos.

Evite o stress e situações extenuantes.Ao fim do dia, procure desfrutar de um tempo para si praticando atividades de descontração que relaxem a sua mente e o seu corpo.

Calcitrin para o normal funcionamento dos ossos e dos músculos

Para ajudar a acabar com as dolorosas cãibras, Viva Melhor recomenda-lhe a toma diária de Calcitrin, fórmula única com CAD3, Magnésio e Vitamina C, que contribui para a normal absorção do cálcio e fósforo, contribuindo também para o normal funcionamento muscular e formação de colagénio para o funcionamento das cartilagens.

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