Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

Brócolos: o alimento que dá saúde

24 Julho, 2018

Os brócolos são considerados um super alimento. Porquê? Contêm uma enorme variedade de minerais e vitaminas essenciais para a saúde e ajudam a prevenir várias doenças. A Viva Melhor dá-lhe a conhecer os principais benefícios deste vegetal.

Brócolos: o alimento que dá saúde

Existem poucos alimentos assim. Os brócolos são uma autêntica incubadora de nutrientes. Na sua composição apresentam minerais como o cálcio, o potássio, o ferro, o zinco e um complexo multivitamínico, em que se incluem as vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e K.

 

A fibra soma-se ainda ao seu bem guarnecido rótulo nutricional, que se apresenta com um baixo valor energético, com 100 gramas de brócolos a conterem apenas 35 calorias.

 

É, por isso, que este vegetal está indicado para qualquer tipo de dieta podendo ser comido de variadas formas. Mas, atenção, se os cozinhar não os deixe cozer muito tempo porque perdem grande parte dos seus nutrientes e textura.

 

Graças às propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e um PH alcalino, os brócolos provam ser um forte aliado no fortalecimento do sistema imunitário e combate a doenças do foro digestivo e cardiovascular.

 

Explicamos os principais benefícios deste vegetal para saúde.

Ajuda na redução do colesterol

Vários estudos concluem que o consumo deste vegetal pode ajudar na diminuição do colesterol, que ocorre quando a glucorafanina, substância existente nos brócolos, é transformada pelo nosso organismo em sulforafano. Quando esta transformação ocorre, genes específicos responsáveis por este tipo de ação são ativados e fazem com que o nosso metabolismo pare de produzir colesterol LDL (ou colesterol mau).

Previne doenças cancerígenas

Uma pequena porção de brócolos por semana pode ajudar a prevenir doenças cancerígenas. De acordo com vários estudos, acredita-se que o isotiocianado, substância presente no vegetal, quando ativa no corpo, desperta milhares de genes responsáveis pelo combate de células cancerígenas, desativando outros que alimentam certo tipo de tumores.

 

Já a vitamina C e outros antioxidantes, presentes nos brócolos, são essenciais para a renovação das células e, por isso, também benéficos para a prevenção do cancro, nomeadamente de estômago e intestino.

Retarda o envelhecimento

De entre todos os vegetais crucíferos, os brócolos realçam-se como os mais ricos em vitamina C. Também chamada de ácido ascórbico, esta vitamina é um antioxidante essencial que age ao proteger as células das radicais livres, ou seja, das substâncias que provocam o envelhecimento celular.

 

Para além disso, têm ainda outros poderosos antioxidantes como é o caso do betacaroteno e carotenoide. Estes antioxidantes são ideais para uma pele bonita e saudável.

Previne doenças cardiovasculares

Os brócolos contêm sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o aparecimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

 

Além disso, as capacidades anti-inflamatórias ajudam ainda a reduzir a inflamação das articulações, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como a osteoartrite.

Facilita a digestão

O sulforano presente nos brócolos ajuda também a regular as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrites. Os brócolos são, por isso, uma boa forma de manter o processo digestivo a funcionar corretamente.

 

Por outro lado, a fibra que os brócolos contêm representa um excelente aliado natural para melhorar o funcionamento do seu intestino e evita o desenvolvimento da prisão de ventre.

 

Saiba quais os alimentos mais ricos e indicados para se prevenir destas e de outras doenças comuns através do Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar. Um guia prático que o ajuda a encontrar hábitos alimentares mais saudáveis e adaptados às suas necessidades.

 

Conheça também as propriedades curativas destes alimentos no Livro Viva Melhor Saúde, Vigor e Longevidade. Um manual que o ajuda a planear um regime alimentar de forma a prevenir problemas de saúde.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta