808 202 026 (Custo de chamada local)

Alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

9 Março, 2022

O consumo de açúcar em excesso é uma das principais causas de doenças crónicas. Saiba quais os alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Viva Melhor recomenda o Glisin, que ajuda a manter estável a glicose.

Alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Uma vida saudável significa que o corpo e a mente estão em sintonia. A mente comanda o corpo e somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, nomeadamente a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente.

 

Acabar com os doces é crucial para a saúde e perda de peso. No entanto, não é fácil. A adição de doces pode ser complicada e difícil de lidar, sendo que existem certos alimentos que saciam a fome, sem provocar problemas futuros.

 

O consumo de açúcar em excesso é uma das principais causas da obesidade e de outras doenças crónicas, como a diabetes. O estilo de vida, a alimentação, o exercício físico, medicação e suplementação ajudam a obter níveis normais de açúcar no sangue.

 

O açúcar no sangue pode apresentar níveis elevados (hiperglicemia) ou níveis baixos (hipoglicemia). Nenhuma das situações é benéfica para o organismo.

O que é a hiperglicemia?

A hiperglicemia verifica-se quando a hormona responsável por controlar os níveis de açúcar ou glicose no sangue – a insulina – não está a ser produzida em quantidade suficiente, assim, o teor de glicemia sobe para valores muito acima do normal. Os rins tentam eliminar essa glicemia através da urina. O açúcar passa a estar presente na urina e a pessoa tem mais fome e sede.

O que é a hipoglicemia?

Um episódio de hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos. Verificam-se em jejuns duradouros, exagero na atividade física ou, se a pessoa é diabética e existiu um erro na toma da medicação. Todas as pessoas estão sujeitas à hipoglicemia, mas os doentes diabéticos são mais suscetíveis.

 

Controlar a glicemia no sangue

Todos devemos estar atentos aos valores do açúcar no sangue. Se notar valores anormais e duradouros não hesite em contactar o seu médico. No entanto, é possível ter uma vida normal com os cuidados necessários.

Mantenha uma dieta saudável. Se deseja controlar os seus níveis de açúcar no sangue, privilegie os alimentos com um índice glicémico (IG) baixo ou médio.

O índice glicémico mede a velocidade a que os hidratos de carbono ingeridos vão fazer aumentar a glicemia no sangue.

Alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

– Pão integral;

– Frutas (maçã, mirtilo, uvas, amora, framboesa, morango);

– Batata doce, mais benéfica quando ingerida com a casca;

– Farinha de aveia, com alto teor de fibra;

– Nozes e amêndoas, aumentam a sensibilidade à insulina;

– Leguminosas (ervilhas, feijão branco, lentilhas, grão-de-bico);

– Alho;

– Iogurte natural;

– Espinafre, também é benéfico para baixar a tensão arterial;

– Ovo, ajuda a regular os níveis de sacarose;

– Abacate, consegue reduzir o risco de síndrome metabólica;

– Brócolos, saciam e são uma fonte de fibras;

A melhor forma de manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis é manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, fibras e vitaminas. Faça refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia para se sentir mais saciado e com energia. Aliada à prática de exercício físico, à hidratação e à gestão do stress.

 

Com o passar dos anos, estes hábitos serão a resposta para um envelhecimento sem problemas.  A atitude que temos perante a vida pode determinar a longevidade.

 

Veja também: Sente-se cansado e sem energia? Saiba o que fazer

 

Glisin ajuda a controlar a perda de peso e o desejo por doces

 

Para ajudar a controlar o açúcar no sangue, Viva Melhor recomenda Glisin, suplemento alimentar que contribui para o normal metabolismo dos açúcares como a glicose, ajudando a controlar a perda de peso e o desejo por doces.

 

Glisin é rico em crómio. Este mineral potencializa a função da insulina no nosso organismo e, por isso, é muito importante e muito utilizado nos suplementos para controlar a diabetes.

 

 

Veja também:

 

 

 

Deixe um comentário