Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
808 202 026

Alimentos para prevenir a gripe e constipações

5 Novembro, 2020

Conheça os alimentos que têm o poder de aumentar as suas defesas, ajudando a prevenir o vírus da gripe e constipações. Laranja, alho, iogurte natural e até cogumelos são exemplos.

Alimentos para prevenir a gripe e constipações

A gripe sazonal é uma doença contagiosa que afeta o aparelho respiratório. O mecanismo mais comum de transmissão é através de gotículas do nariz ou da boca que são transmitidas pelo contato direto ou pelo ar, espirrando ou tossindo e pousando as mãos contaminadas em superfícies como maçanetas, torneiras, bancadas e brinquedos. Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), é a doença mais frequente nos adultos.

Sintomas mais comuns da gripe

Os sintomas mais comuns da gripe são tosse, espirros, febre e arrepios. Muitas vezem surgem também dores de cabeça e dores de garganta, juntamente com sensação de fadiga, fraqueza e dores nos músculos e articulações. Pode também haver náuseas e nariz entupido.

Normalmente, o vírus não perdura mais do que 3 a 5 dias e costuma ser inofensivo. Contudo. Pode complicar-se e aparecer sob a forma mais grave, como a pneumonia, broncopneumonia ou tosse persistente.

Nos meses das gripes (final do outono, inverno e início da primavera), é necessário adotar medida preventivas que fortaleçam o sistema imunitário.

A melhor forma de prevenir as gripes é lavar frequentemente as mãos com água e sabão, desinfetá-las com álcool e fazer a vacina contra a gripe antes da época sazonal. No entanto, também pode obter ajuda para se proteger diretamente na sua cozinha.

Neste artigo, partilhamos consigo alimentos saudáveis que estimulam e fortalecem o sistema imunitário, prevenindo a gripe e constipações.

Alimentos para prevenir a gripe e constipações

Alimentos ricos em vitamina C, como Kiwi, laranja e outros citrinos

De forma a garantir a máxima ingestão de vitamina C, estes frutos não devem ser cozinhados nem conservados em sítios quentes e não devem estar expostos, sem serem consumidos, durante um longo período.

Alho

Quando o alho é esmagado, este elemento transforma-se em alicina, o principal responsável pelo aroma característico do alho. A alicina é instável e quando manuseada, ou incorporada na comida, dá origem a outros componentes que ajudam a reforçar o sistema imunitário.

Cogumelos

Existem estudos que atestam as propriedades antivirais de um determinado tipo de cogumelo, denominado Shiitake, que ajuda a otimizar a resposta do sistema imunitário.

Batata doce

Este tubérculo destaca-se pelo elevado teor em carotenos (pigmentos orgânicos), que, após o consumo, são convertidos no organismo em vitamina A.

Alimentos ricos em ómega-3, como peixes gordos

O salmão, o atum, a sardinha e a cavala, por serem ricos em ácidos gordos, como ómega-3, ajudam a reforçar o sistema imunitário.

Alimentos ricos em zinco, como as sementes de abóbora ou de girassol
O zinco é um mecanismo de defesa que ajuda a criar células específicas e a reduzir o stress.

Alimentos ricos em probióticos, como o iogurte natural

Por conterem Lactobacilus, que são probióticos (bactérias boas), o iogurte natural pode melhorar as infeções do aparelho respiratório.

Quinoa

É considerado um alimento funcional pelo equilíbrio entre o conteúdo em gordura e proteína. A presença de vitamina E, de ácidos gordos e de minerais como ferro e zinco, têm vários benefícios para a saúde.

Alimentos ricos em vitaminas A, D e E

Nos meses do frio, deve-se optar por refeições ligeiras e saudáveis, como sopa de legumes, hortaliças e leguminosas e tudo aquilo que tenha fibra para contribuir para o bom funcionamento do organismo. Ingerir muita água, adotar um sono regular, praticar desporto e ter uma alimentação completa, variada e equilibrada rica em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes é fundamental para a prevenção e melhoria dos sintomas provocados pelo vírus da gripe.

Suplemento alimentar Fortymun C Efervescente

Para ajudar a reforçar o sistema imunitário pode aliar à sua alimentação o Fortymun C Efervescente, que foi desenvolvido para apoiar e manter o funcionamento do sistema imunitário de forma conveniente e rápida. Este é um suplemento rico em Vitamina C, responsável por assegurar o correto desenvolvimento e função de várias estruturas do corpo humano.

Veja também: