808 202 026

5 dicas para prevenir a osteoporose

22 Novembro, 2022

A osteoporose afeta cerca de 500 mil portugueses. A melhor forma de evitar esta doença “silenciosa” é a prevenção. Viva Melhor recomenda o suplemento Calcitrin, para uma manutenção normal dos ossos.

Osteoporose

Em Portugal, estima-se que a osteoporose atinja cerca de meio milhão de pessoas e afeta principalmente mulheres após o período da menopausa. A doença é considerada um problema de saúde pública devido à elevada recorrência, às consequências médicas ou à diminuição da qualidade de vida.

Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea e degradação da arquitetura do osso, resultando num aumento do risco de fraturas. Uma em cada duas mulheres e um em cada quatro homens têm possibilidade de sofrer fraturas causadas por osteoporose. As fraturas resultam normalmente de traumatismos ligeiros, como uma queda.

Sintomas

A osteoporose pode progredir sem sintomas ou desconforto até ao aparecimento da primeira fratura, facto que a torna uma doença “silenciosa”. A manifestação mais vulgar da doença é a ocorrência de fraturas com pequenos traumatismos.

Contudo, os sintomas aparecem quando a doença já se encontra num estado muito avançado – o diagnóstico prematuro é fundamental para impedir consequências maiores. Deve ter em conta o aparecimento de algumas alterações corporais, como a perda de altura superior a 2.5 centímetros, o aparecimento de cifose (curvatura acentuada das costas) ou de ombros descaídos para a frente. Além disso, a osteoporose pode causar dores nas costas, muito intensas e inesperadas.

Causas

A osteoporose incide principalmente sobre pessoas do género feminino depois da menopausa ou com uma idade superior a 65 anos. No entanto, há fatores que aumentam a sua probabilidade. As causas são classificadas em modificáveis e não modificáveis:

Causas modificáveis

  • Carência de cálcio;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de álcool;
  • Tabagismo;
  • Imobilização prolongada;
  • Consumo de medicamentos;
  • Magreza excessiva;
  • Doenças (hipertiroidismo).

Causas não modificáveis

  • Idade superior a 65 anos;
  • Género feminino;
  • Histórico familiar;
  • Estatura pequena.

5 dicas para prevenir a osteoporose

A melhor forma de evitar esta doença “silenciosa” é a prevenção. Confira aqui 5 dicas para prevenir a osteoporose e impedir o seu agravamento:

1 – Manter uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D, é essencial para a prevenção. Deve também evitar o consumo excessivo de cafeína e álcool;

2 – Evitar o tabaco;

3 – Realizar exercício físico regular durante as diferentes fases da vida, intercalando atividades de maior e menor intensidade;

4 – Garantir o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, especialmente mulheres pós-menopáusicas e idosos;

5 – Apostar em programas de exercício que incentivem a marcha, o fortalecimento dos músculos, a postura e o equilíbrio, principalmente idosos com maior risco de queda.

Calcitrin para o fortalecimento ósseo

Viva Melhor recomenda Calcitrin, um suplemento que contribui para uma melhor absorção de cálcio e fósforo, mantendo a normal manutenção dos ossos. A fórmula única composta por CAD3, Magnésio, Vitamina C, Condroitina e Glucosamina, contribui para o normal funcionamento muscular e formação de colagénio para o fortalecimento das cartilagens.

CAD3 é um complexo composto por fosfato tricálcico, fosfato dicálcico e vitamina D3 (colecalciferol), este composto é único e só existe no Calcitrin MD Rapid da Viva Melhor.

Cada comprimido fornece 186.4 mg de ião de Cálcio, 110.4 mg de ião de Fósforo e 5 µg de Vitamina D3.

O Cálcio é necessário para a manutenção de ossos normais, o Fósforo é o segundo elemento mais importante quando se trata de manter a saúde e a integridade dos ossos, ficando atrás apenas do Cálcio, enquanto a Vitamina D contribui para a normal absorção e utilização do Cálcio e do Fósforo.

Proteja os seus ossos e melhore a sua qualidade de vida com Calcitrin.

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta