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20 mitos e verdades sobre a prática de atividade física

16 Abril, 2018

Exercitar o corpo não só é vestir a roupa, fazer atividade física de vez em quando e ficar à espera dos resultados. É preciso regularidade e conhecimento sobre o assunto para conseguir separar mitos e verdades e atingir os objetivos.

20 mitos e verdades sobre a prática de atividade física

A procura frequente por qualidade de vida e um corpo saudável passa pela prática de atividade física. Mas é preciso regularidade e conhecimento sobre o assunto, para separar mitos e verdades e, assim, atingir os objetivos.

 

Neste artigo, vamos revelar se 20 afirmações habituais são verdade ou mito.

Treinar de roupa escura queima mais calorias

Mito. O que provoca perda de calorias é a intensidade do exercício. Quando a pessoa treina de roupa escura, acaba por suar mais. Porém, o suor elimina os líquidos e não a gordura, o que conduz, de forma mais rápida, à desidratação.

A musculação ajuda a corrigir a postura

Verdade. Após a identificação por um profissional especializado do problema de desvio corporal, é possível planear um treino específico para fortalecer os músculos afetados pela má postura.

A musculação na terceira idade ajuda a melhorar a qualidade de vida

Verdade. A prática diária de uma hora de atividade física faz bem à saúde de qualquer pessoa, independentemente da sua idade. O treino de força nos seniores é importante para as atividades da vida diária, como fazer a cama e subir as escadas. Para além disso, ajuda a melhorar o funcionamento cardiovascular e a prevenir a osteoporose, a obesidade, a hipertensão arterial e a diabetes.

O exercício físico liberta endorfinas

Verdade. A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro, durante e após a prática de uma atividade física, que regula a emoção e perceção da dor, pelo que ajuda a relaxar e a aumentar a sensação de bem-estar e prazer.

A realização de muitos abdominais faz perder a barriga

Mito. Para eliminar a gordura localizada na zona abdominal, é necessário diminuir o percentual de gordura como um todo, o que só é possível com a prática conjunta de exercícios aeróbicos (como correr e andar) e anaeróbicos (musculação).

Se não houver dor, o exercício físico não faz efeito

Mito. O exercício físico não deve ser encarado como sinónimo de dor. É importante distinguir entre a fadiga muscular e as dores musculares ou articulares, uma vez que é normal que os exercícios causem algum desconforto, principalmente quando começa um novo treino. Contudo, esse incómodo não se pode transformar em dor. A dor é a forma que o corpo utiliza para nos alertar de que algo não está bem.

Beber água ajuda a perder peso

Mito. Não há indícios que comprovem que beber água ajuda a perder peso.

As mulheres têm de praticar exercícios diferentes dos homens

Mito. Tanto os homens como as mulheres têm a mesma estrutura corporal. O que os diferencia são apenas diferentes composições hormonais, que podem resultar numa diferença em termos de força muscular, mas não de treino.

O banho quente evita que os músculos fiquem doridos

Mito. Quando fazemos exercício, os vasos sanguíneos dilatam e permanecem assim pelo menos uma hora. As dores surgem quando o ácido láctico se acumula nos músculos através dos vasos sanguíneos dilatados. Um banho frio ajuda a fechar os vasos e a reduzir a quantidade acumulada de ácido láctico.

As mulheres que usam pesos ficam com os músculos volumosos

Mito. A testosterona é muito importante para que os músculos ganhem volume. Na maioria dos casos, as mulheres não são capazes de desenvolver grandes músculos, pois os seus níveis de testosterona são muito menores do que os existentes nos homens. Como o músculo ocupa um espaço menor que a gordura, as mulheres têm tendência para perder volume quando fazem treinos com pesos.

As máquinas são melhores que o exercício feito em casa

Mito. Algumas máquinas de exercício treinam apenas músculos específicos, pelo que queimam menos calorias do que o exercício de estilo livre.

Perco peso se não consumir hidratos de carbono

Mito. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo. Quando não há ingestão de hidratos de carbono, o corpo é obrigado a ir buscar energia às proteínas, que são responsáveis pela reconstrução dos músculos.

O suor indica se o exercício está a resultar ou não

Mito. O suor é a maneira que o corpo tem de diminuir a temperatura interna durante o exercício, pelo que não é um indicador do esforço ou da produtividade do mesmo.

Correr na passadeira é o mesmo que correr na rua

Mito. Quando se corre contra o vento e em superfícies irregulares, há um maior esforço muscular e energético, pelo que pode haver uma maior perda de calorias.

Não deve fazer exercício todos os dias

Verdade. O descanso deve fazer parte do treino para organismo recupera dos esforços despendidos.

As manhãs constituem o período ideal para os treinos

Mito. A hora a que treina não é relevante. O importante é que determine um horário que possa seguir de forma consistente.

Quando não tenho disposição para o exercício, devo descansar

Mito. O exercício ajuda a aumentar a disposição e a energia por causa da libertação das endorfinas.

O exercício feito em jejum é ideal para a perda de peso

Mito. Quando fazemos exercício de estômago vazio, a nossa energia acaba mais rapidamente e o nosso desempenho diminui consideravelmente. É recomendado o consumo de uma peça de fruta cerca de uma hora antes do exercício para aumentar os níveis de energia e o organismo permitir um trabalho muscular intenso.

Tenho de treinar pelo menos uma hora para o exercício ser benéfico

Mito. A duração do treino não é um indicador dos seus benefícios, pois tudo depende do tipo de exercício que está a praticar, do nível de intensidade e da estrutura do plano de treinos.

Correr é a única forma de perder peso

Mito. Correr é um ótimo exercício cardiovascular. Contudo, a mecânica da corrida pode não ser adequada ao corpo de todas as pessoas. A natação, o ciclismo e caminhada são exercícios aeróbicos que também ajudam a perder peso, pois utilizam a gordura como energia.

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