Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.
Escolha do consumidor Prémio 5 Estrelas

10 alimentos que ajudam a prevenir o AVC

21 Agosto, 2018

Com a idade o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumenta. Uma alimentação saudável pode evitar a propensão para este tipo de complicações. Corte nos açúcares e nas gorduras saturadas e substitua por alimentos ricos em vitaminas e minerais. A Viva Melhor diz-lhe quais.

10 alimentos que ajudam a prevenir um AVC

A diabetes, o colesterol elevado, a obesidade e a hipertensão arterial aumentam as probabilidades de ocorrência de AVC. O mesmo acontece com as bebidas alcoólicas em excesso, o consumo de tabaco, o sedentarismo e o stress. Fatores estes que potenciam o risco de AVC. Cortar com estes maus hábitos é essencial. Mas a prevenção também se faz à mesa.

 

Pessoas que fazem parte destes grupos de risco devem dar prioridade ao consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, moderar no sal, no consumo de alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas como as carnes gordas e controlar o consumo de açúcar são algumas das regras a aplicar na sua alimentação.

 

A Viva Melhor diz-lhe quais os 10 alimentos que deve passar a introduzir na sua dieta alimentar.

Alcachofra

Do ponto de vista nutricional, a alcachofra fornece poucas calorias e muito pouca gordura, mas possui uma grande riqueza em vitaminas e minerais. É ainda rica em fibra e em fitoquímicos. Esta planta ajuda, por exemplo, no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes e doenças do coração isto porque faz baixar o colesterol e regular os níveis de açúcar no sangue.

 

Recomendação: Comer alcachofras e fazer chá de folhas de alcachofra.

Alface

Contém apenas algumas calorias e é rica em nutrientes. A fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e na remoção de sais biliares e, assim, reduz o colesterol no organismo. Também é rica em Vitamina C, favorecendo a eliminação de toxinas do corpo. É um alimento importante para a produção de insulina, ajudando na manutenção dos níveis de glicose no sangue.

 

Recomendação: Chá de folhas de talos, 60 gramas para um litro de água. Tomar uma chávena 4 vezes ao dia.

Alho

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. É um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre. É composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais, enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

 

Recomendação:
– Usar liberalmente nas saladas
– Tomar 3 cápsulas de óleo de alho (disponível em ervanárias)
– Amassar 2 dentes de alho, adicionar o sumo de um limão e tomar 2 vezes por dia.

 

Beringela

A beringela é um alimento com baixo valor energético e que nos oferece diversas vitaminas, como a vitamina C e a vitamina B6 e minerais, entre os quais se encontra o potássio e o magnésio. Cada porção deste vegetal apresenta uma boa quantidade de fibras alimentares, sendo que o teor de gorduras é praticamente nulo. Tem a capacidade de diminuir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como mau colesterol), glicose no sangue e a tensão arterial.

 

Recomendação:
– Usar liberalmente nas refeições, exceto na forma frita.
– Sumo: Corte-a em pedaços pequenos e deixa-a de molho em água. 12 horas depois, coe e beba.

Cebola

A cebola ajuda a prevenir e a combater a hipertensão e doenças relacionadas principalmente com a circulação sanguínea e o coração como colesterol ou triglicerídeos altos. É rica em minerais como cálcio, potássio e magnésio, possui também grandes quantidades de vitamina C e, por isso, deve ser consumida crua sempre que possível, para evitar a perda de nutrientes e antioxidantes.

 

Recomendação: Coma à vontade

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitamina A, B, C e em minerais como cálcio, zinco, potássio, magnésio e ferro. Ajuda a diminuir a tensão arterial e auxilia na retenção de líquidos e na perda de peso.

 

Recomendação: Fazer uma dieta exclusiva ou substituir algumas refeições por esta fruta.

Ameixa

De entre as vitaminas presentes na ameixa preta, destacam-se as vitaminas A, B1, B2, B3, b6, C, E e vitamina K. Quanto aos minerais, possui potássio, flúor, fósforo, magnésio, cobre, ferro, cálcio e zinco. A ameixa exerce efeitos anti hiperglicémicos e ajuda no combate contra a diabetes. Auxilia na redução dos níveis de glicose e de triglicerídeos no sangue. As ameixas contêm vitamina K, que ajuda na coagulação normal do sangue.

 

Recomendação: Pode incluir ameixa fresca na dieta.

Limão

Rico em vitamina C, o limão contém um óleo volátil, constituído principalmente por limoneno com efeito antissético e antibacteriano. Possui ainda flavonoides (presentes principalmente no mesocarpo, a parte branca, e na casca) com propriedades antialérgicas e que reforçam as paredes das veias e artérias. Melhora a circulação porque fortalece os vasos sanguíneos. O limão exerce ainda um efeito alcalinizante no sangue, sendo por isso utilizado no tratamento de doenças reumáticas.

 

Recomendação: Faça a terapia do limão: Beba o sumo de um limão no primeiro dia, o sumo de 2 no segundo dia, aumentando até 10 limões. Depois vá diminuindo até chegar a um limão novamente, no 19º dia. O sumo deve ser ingerido puro, duas a três horas antes do pequeno-almoço.

Maçã

A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. São muito nutritivas, excelente fonte de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro. Ajuda, por isso, a diminuir o colesterol ruim e a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicémico.

 

Recomendação: Coma uma maçã todos os dias.

Uvas

As uvas são um fruto muito apreciado por várias pessoas. Este fruto tem na sua constituição hidratos de carbono, iodo, fósforo, proteínas e vitaminas A, B e C, sendo por isso muito benéfico para a nossa saúde. São muitas as propriedades benéficas desta fruta e o consumo regular pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde como, por exemplo, complicações cardíacas, tensão alta, problemas de estômago e nos rins.

 

Recomendação:
– Usar óleo de caroço de uva em substituição de óleo de soja.
– Experimente fazer uma dieta exclusiva durante dois dias.

 

Este e outros conselhos estão disponíveis no Livro Viva Melhor Saúde, Vigor e Longevidade. Um manual que o ajuda a planear um regime alimentar de forma a prevenir problemas de saúde.

 

É possível saber também quais os alimentos mais ricos e indicados para se prevenir desta e de outras doenças comuns através do Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar. Um guia prático que o ajuda a encontrar hábitos alimentares mais saudáveis e adaptados às suas necessidades.

  • Livro Viva Melhor com a Medicina do Lar

    39,00  IVA incl.
    Comprar
  • Livro Viva Melhor Saúde, Vigor e Longevidade

    19,00  IVA incl.
    Comprar

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta