808 202 026

10 alimentos naturais para a Artrite Reumatoide

5 Abril, 2021

A artrite reumatoide é uma inflamação das articulações da coluna, cotovelo, dedos, joelhos, punhos e tornozelos, que pode degenerar em atrofia. Viva Melhor recomenda 10 alimentos naturais para ajudar no alívio dos sintomas.

alimentos artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma inflamação das articulações da coluna vertebral, cotovelo, dedos, joelhos, punhos e tornozelos, que pode degenerar em atrofia. A sua causa é desconhecida mas pode, no entanto, estar associada a infeções, septicéma, tuberculose, reumatismo, contusões, exposição prolongada ao frio, distúrbios nervosos, excesso de proteínas, stresse e alcoolismo. 

Quando a doença está na sua fase aguda, percebe-se vermelhidão e inchaço nas articulações afetadas, além de fortes dores e perda de movimentos. Na fase crónica, prevalece uma sensação de fraqueza e surgem deformidades, devido à atrofia dos músculos em torno da articulação.

Sendo uma doença crónica, a artrite reumatoide não tem cura. Mas é possível viver de forma funcional com ela. A atrite reumatoide exige tratamento ao longo de toda a vida, incluindo o recurso a medicamentos, fisioterapia, exercício e cirurgia. 

Causas da Artriste Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, o que significa que as defesas do organismo atacam os seus próprios tecidos. Apesar de causa desconhecida, tem identificados fatores de risco, como  infeções, genética e alterações hormonais. 

A artrite reumatoide pode surgir em qualquer pessoa, embora seja mais comum nas mulheres, sobretudo na meia-idade. 

Sintomas

Os sintomas da artrite reumatoide variam consoante o doente. Em algumas pessoas os sintomas podem ser ligeiros, durar meses e desaparecer sem deixar impacto. Noutras, os sintomas podem ser moderados, com crises de agravamento ocasional. E existem outras com sintomas graves e crises frequentes. Os sintomas podem incluir:

  1.  Articulações quentes, inchadas e com dor.
  2.  Rigidez articular, geralmente mais acentuada durante as manhãs e após períodos sem grande atividade.
  3.  Fadiga, febre e perda de peso.

Normalmente, a artrite reumatoide afeta em primeiro lugar as pequenas articulações das mãos e dos pés. Sendo que, à medida que a doença progride, outras articulações podem começar a inflamar, como os ombros, cotovelos, ancas e joelhos.

Tratamento e prevenção

Não existe informação sobre como prevenir a artrite reumatoide, contudo, o consumo de tabaco pode aumentar o risco e a gravidade da artrite reumatóide.

Apesar de não ter cura, existem alternativas que, juntamente com a medicação prescrita pelo médico, podem ajudar a atenuar os sinais e sintomas da doença, como banhos de sol matinais, dieta equilibrada rica em ácidos ómega-3, e prática de exercício físico moderado ao ar livre, uma vez que contribuem para a eliminação do ácido úrico. Aplicar calor ou frio nas zonas de dor e adotar técnicas de descontração e relaxamento muscular também podem ser uma boa estratégia para controlar a dor.

Apostar numa dieta saudável rica em vitaminas e minerais, é essencial para que possa viver o dia a dia a sentir-se bem e saudável. Deve, por isso, incluir na sua dieta alimentos alcalinizantes e frutas frescas da época, e eliminar alimentos produtores de ácido úrico, como a carne, principalmente miúdos, fígado, rins, peixe, ovos e legumes secos, e ainda bebidas alcoólicas, café, chá-preto, cacau e seus derivados (chocolate). 

Viva Melhor recomenda 10 alimentos naturais para ajudar no alívio dos sintomas.

Alimentos naturais para aliviar a artrite reumatoide

  1.  Brócolos: os brócolos combatem o desenvolvimento de artrite.
  2.  Nozes: as nozes são ricas em ómega-3, uma grande ajuda anti-inflamatória. 
  3.  Salmão: o salmão é rico em ómega-3 e vitamina 10, oferecendo suporte à cartilagem das articulações.
  4.  Semente de linhaça: a semente de linhaça ajuda a reduzir a inflamação. 
  5.  Pimentão: o pimentão é rico em vitamina C, fornecendo benefícios anti-inflamatórios.
  6.  Espinafre: o espinafre é rico em vitamina K, ajudando a aliviar os sintomas. 
  7.  Abacaxi: o abacaxi é rico em ontioxidantes, ajudando a reduzir a inflamação. 
  8.  Couve: a couve é rica em vitamina C, vitamina K e ómega-3, a couve pode ajudar imenso com a artrite. 
  9.  Abobrinha: a abobrinha é rica em vitamina C, ómega-3, vitamina K e betacaroteno, a abobrinha é uma forte aliada na luta contra a artrite.
  10.  Morangos: os morangos são ricos em vitamina C e formados pelas antocianinas que a reduzir a inflamação.

Terapias naturais

Pode ainda experimentar algumas terapidas naturais da Viva Melhor.

  1.  Laranja: faça refeições exclusivas 4 vezes por semana.
  2.  Melancia: dieta exclusiva de 1 dia por semana. Durante a dieta, manter o repouso.
  3.  Melão: dieta exclusiva de 1 dia por semana. Durante a dieta, manter o repouso.

Suplemento Calcitrin ajuda a fortalecer as articulações

O Calcitrin é um suplemento alimentar ideal para aliar à sua dieta alimentar. Com a sua fórmula única com CAD3, Magnésio e Vitamina C, contribui para a normal absorção do cálcio e fósforo, contribuindo também para o normal funcionamento muscular, formação de colagénio e fortalecimento das articulações. 

Veja também:

 

 

 

Deixe uma resposta