Atenção: Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site está a consentir a utilização dos cookies.

Os segredos para a longevidade

Há um velho ditado oriental que diz o seguinte: “Se quer viver mais e com qualidade, faça três coisas: coma a metade, caminhe o dobro, sorria o triplo”.

 

Este interessante ditado revela as três principais causas da maioria das doenças modernas:
(1) comer demasiado e de forma errada,
(2) ser sedentário ou praticar pouco exercício
(3) viver infeliz e ansioso.

Coma a Metade

A dieta vegetariana representa um passo rumo a um plano alimentar saudável e ecológico. Existem centenas de trabalhos científicos que exaltam o valor do vegetarianismo.
É também importante relembrar outros aspectos fundamentais da alimentação saudável, para além da quantidade de comida ingerida:

  • Sal além do necessário pode comprometer qualquer regime saudável. A OMS recomenda um consumo de sal inferior a 5 gramas diárias na dieta de uma pessoa adulta. Muitas pessoas ingerem sal em excesso sem perceber, pois o seu paladar perdeu a sensibilidade.
  • Mastigar bem, muito bem, é essencial.
  • Evitar os doces, os refrigerantes, o açúcar, as massas e os alimentos gordurosos é, hoje em dia, um consenso entre os especialistas na área da nutrição.

Caminhe o Dobro

As caminhadas regulares, pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana, irão proporcionar ao seu corpo um benefício inigualável. Não há função que não melhore!

Sorria o Triplo

Sorrir é, realmente, o melhor remédio. As pessoas bem humoradas têm uma melhor digestão e saúde em geral.